Copom

Itaú reduz projeção de Selic ao fim de 2017 de 7,25% para 7% ao ano

08 set 2017, 14:36 - atualizado em 05 nov 2017, 13:55

O departamento de macroeconomia do Itaú revisou para baixo a projeção para taxa básica de juro da economia brasileira em 2017. A expectativa agora é de taxa Selic encerrando o ano ao nível de 7% ao ano, e não mais em 7,25% ao ano previsto anteriormente, conforme texto do economista-chefe do banco, Mario Mesquita.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

“Uma economia em recuperação e a inflação que está (provavelmente) no piso deste ciclo dão suporte à intenção do Copom de diminuir a velocidade e, eventualmente, encerrar o ciclo, que por ora acreditamos ser uma sequência de cortes de 0,75 p.p. em outubro e 0,50 p.p. em dezembro, com a Selic em 7,0% ao final do ano, alcançando seu nível histórico mais baixo.”

No início da noite de quarta-feira (6), em linha com o esperado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central cortou a taxa básica de juro em 1 ponto percentual, para 8,25% ao ano. Em comunicado, sinalizou redução moderada no ritmo de cortes do juro daqui para frente.

Mesquita destaca no documento do Copom a menção à recuperação gradual da atividade econômica, o que indica que, na visão do BC, “a economia já superou a fase de estabilização”.

“Não há indicação de que o aumento na incerteza sobre as reformas e o ajuste fiscal pode ter implicações negativas sobre a atividade”, escreve o economista.

Leia mais sobre: