Comprar ou vender?

Itaú recomenda ‘shortear’ Petrobras (PETR4) pelo próximo mês e comprar PRIO (PRIO3)

08 nov 2022, 13:11 - atualizado em 08 nov 2022, 13:11
Petrobras
Após a eleição do presidente do Lula, a ação da Petrobras despencou com as incertezas em torno da empresa (Imagem: Agência Petrobras)

O Itaú BBA atualizou o seu par de negociação de ações compradas (long) e ações vendidas (short) com a Petrobras (PETR4) e a PRIO.

Segundo a corretora, a antiga PetroRio possui eficiência operacional aprimorada e fortes perspectivas de crescimento orgânico e inorgânico.

“A empresa apresentou bons resultados no terceiro trimestre, marcados por maiores volumes de vendas (compensando os preços mais baixos do petróleo) e outro conjunto de custos de extração recorde”, lembra.

O BBA também destaca que embora a empresa possa apresentar retrocesso temporário na evolução dos custos de extração após a incorporação do Campo de Albacora Leste, “continuamos apreciando suas perspectivas de execução e crescimento à frente”.

Petrobras em cenário mais delicado

Após a eleição do presidente do Lula, a ação da Petrobras despencou com as incertezas em torno da empresa.

“Embora acreditemos que os números operacionais de curto prazo devem permanecer sólidos, a baixa visibilidade sobre o futuro da política de preços e dividendos pode afastar os investidores das ações, provavelmente deslocando a exposição a outras empresas do setor”, argumenta.

Jean Paul Prates, senador pelo PT e um dos cotados para assumir o cargo de CEO da Petrobras, já se declarou contrário a distribuição de dividendos. Em março, pediu explicações à estatal, que na época era presidida por Luna e Silva, após aprovar proventos.

“Essa política de distribuição de lucros, que aparenta em muito exceder a obrigação legal de distribuir 25% do lucro apurado, suscita questionamentos por parte da sociedade civil em justa cautela, sendo o povo brasileiro acionista majoritário da empresa”, disse.

À Bloomberg, o senador declarou que a atual política da Petrobras de vender ativos e distribuir dinheiro para os investidores faz com que a empresa esteja “caminhando para o precipício”, pois limita os gastos a um grupo de campos de águas profundas que em algum momento entrarão em declínio.

Como funciona o pair trade (pares de negociação)?

Este tipo de análise tem como objetivo sugerir papéis que atuem como uma operação casada, olhando para um horizonte de tempo entre um e dois meses.

Uma operação casada consiste em manter uma posição vendida (short) em uma ação e comprada (long) em outra com o intuito de obter um ganho financeiro da operação quando liquidá-la.

“Ressaltamos que os termos “long e short” não significam ser uma recomendação de compra ou venda, mas sim de que nossa expectativa é que a ação que está na ponta “long” tenha um desempenho melhor do que o que a que está na ponta “short”, diz o Itaú.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar