Itaú melhora projeção para o PIB em 2021 de 4% para 5%
O PIB do Brasil tende a crescer 5% em 2021, ante a previsão anterior de 4%, calcula o Itaú em um relatório enviado a clientes nesta quinta-feira (27) e obtido pelo Money Times.
O documento, assinado pelo economista-chefe Mario Mesquita, indica que, com as projeções para o desempenho dos dois primeiros trimestres de 2021, o carrego estatístico para o crescimento de 2021 já será de 4,6%.
“Ou seja, mesmo se a atividade econômica ficasse estagnada no segundo semestre, o crescimento de 2021 já seria mais próximo de 5% do que de 4%”, diz Mesquita, que projeta crescimento de 0,7% por trimestre no segundo semestre.
“Avaliamos que o setor de serviços deve continuar crescendo ao longo do segundo semestre à medida que a vacinação avançar”, indica.
Desemprego
O Itaú também revisitou as suas estimativas para a taxa de desemprego ao final do ano, que caiu de 12,7% para 12,3%. A explicação para esta mudança está na expectativa melhor para o PIB.
“Esta projeção envolve maior grau de incerteza do que o usual, porque implicitamente assumimos que os dados da Pnad Contínua ficarão mais consistentes com as nossas próprias medidas de evolução do mercado de trabalho”, pondera Mesquita.