Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Itaú lidera ranking de presença digital no Brasil

03/12/2019 - 15:26
Itaú
Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú Unibanco ocupa o topo da lista (Imagem: Bloomberg)

O setor bancário lidera o ranking de investimento em presença digital móvel no Brasil, de acordo com a nova pesquisa Mobility Index, ou Mindex, elaborada pela consultoria de negócios Pontomobi.

Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú Unibanco (ITUB4) ocupa o topo da lista. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) também estão entre as dez principais empresas da lista.

As companhias de telecomunicações também figuram no ranking de presença digital, tendo Vivo (VIVT4), Oi (OIBR3;OIBR4) e Tim (TIMP3) em segundo, sétimo e décimo lugares, respectivamente.

“Um dos motivos para o fato dos bancos, telecomunicações e companhias aéreas terem se destacado no estudo é o esforço que esses segmentos realizam para escalar a capacidade de atendimento dos seus clientes em deslocamento”, explica Léo Xavier, CEO da Pontomobi e professor da USP, FGV e Insper.

O estudo avalia o grau de desenvolvimento e maturidade em presença digital das 325 empresas brasileiras mais valiosas, englobando 42 setores.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Para formar a lista, as empresas foram avaliadas como “mobile beginner”, “mobile basic”, “mobile ready” e “mobile expert”, considerando critérios como otimização, design responsivo e conteúdo. A partir disso, a Pontomobi conseguiu identificar as maiores marcas especialistas do país.

Um destaque do índice neste ano é a presença de empresas de varejo. Riachuelo, por exemplo, ocupa a 18ª colocação.


Tendências

O WhatsApp, que já é usado por 7% das empresas, entrou no ranking neste ano devido principalmente à abertura do WhatsApp Enterprise (Pixabay)

O estudo também chegou à conclusão de que a mensageria é a grande tendência de negócios nos próximos anos.

Atualmente, o Facebook Messenger é o canal mais utilizado pelas marcas (93%). O WhatsApp, que já é usado por 7% das empresas, entrou no ranking neste ano devido principalmente à abertura do WhatsApp Enterprise.

“WhatsApp é um canal muito forte para marcas interagir com os clientes. Certamente, surgirão muitas empresas exclusivas nessa plataforma”, comenta Xavier.

Última atualização por Diana Cheng - 03/12/2019 - 15:26

Os 7 pecados capitais do investidor na Bolsa