Itaú (ITUB4) ‘torneirinha’ de dividendos: Lucro distribuído pode dobrar em 2024, vê Genial
A Genial vê o Itaú (ITUB4) com payout (lucro distribuído aos acionistas) de 61% para 2024, mais que o dobro dos 28% distribuídos em 2022. Além disso, a corretora calcula dividend yield (retorno de dividendos) de 7,6% para este ano.
Segundo os analistas, o Itaú deve melhorar a distribuição devido ao capital estar em níveis satisfatórios, além de uma determinação de que a nova regulação do Bacem será implementada de forma faseada.
Ainda de acordo com a corretora, o banco entregará, mais uma vez, ótimos resultados. A Genial enxerga lucro líquido de recorrente de R$ 9,2 bilhões, atingindo uma rentabilidade (ROE) de 20,8% — consistentemente acima de Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4). Assim, o Itaú deve encerrar 2023 com um lucro no meio do guidance (R$ 35,4 bilhões).
“Para este trimestre, esperamos que o principal driver de geração de lucro venha do custo de crédito que deve começar a se estabilizar com a inadimplência mostrando sinais positivos, enquanto as receitas seguem evoluindo”, completa.
Em 2024, o bancão deverá entregar crescimento do lucro acima de 10%, ROE crescente, ou seja, continuidade do desempenho do quarto trimestre de 2023.
“Estimamos que a carteira de crédito cresça em linha com o mercado e que a receita de juros acompanhe essa evolução. Além disso, esperamos que as receitas com tarifas apresentem uma melhora com a retomada do mercado de capitais. Estimamos que o custo de crédito deve ficar estável nominalmente a/a com a melhora dos indicadores de inadimplência”, coloca.
- Nova Indústria Brasil não agrada mercados e risco fiscal volta a assombrar o Ibovespa: Veja no Giro do Mercado os detalhes do novo plano industrial do governo Lula, e como ele pode impactar seus investimentos:
Vale comprar Itaú?
Em 2023, o papel subiu mais de 30%, mas a Genial ainda vê ação com potencial de alta. Segundo os cálculos, as ações negociam a múltiplos atraentes, 8,1x preço sobre o lucro para 2024 e 1,7x o preço sobre valor patrimonial.
“Caso a liquidez não seja um problema, vemos as ações ordinárias (ITUB3) mais descontadas, negociando a 6,9x preço sobre o lucro e 1,4x o preço sobre valor patrimonial para 2023”, completa.