BusinessTimes

Itaú (ITUB4) pode surpreender no 3T22, diz UBS BB; veja o banco que vai decepcionar

18 out 2022, 16:16 - atualizado em 18 out 2022, 16:16
Itaú (ITUB4)
Instituição espera ver uma contínua deterioração da qualidade de ativo dos bancos brasileiros, ainda que não em ritmo tão acelerado quanto no segundo trimestre (Imagem: Money Times/Rafael Borges)

O UBS BB já tem suas apostas do setor bancário para a temporada de resultados do terceiro trimestre: Itaú Unibanco (ITUB4) será o destaque positivo, enquanto Santander Brasil (SANB11) deve decepcionar.

Em geral, a instituição espera ver uma contínua deterioração da qualidade de ativo dos bancos brasileiros, ainda que não em ritmo tão acelerado quanto no segundo trimestre.

“Acreditamos que boa parte de suas taxas de NPLs (taxas de créditos inadimplentes) ao fim do ano será um pouco maior que o nível pré-Covid”, avaliam Thiago Batista e Olavo Arthuzo, analistas que assinam o relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (17).

O UBS BB estima expansão de 4% para o lucro do Itaú no comparativo trimestral, a R$ 8 bilhões, com ROAE (retorno sobre o patrimônio líquido médio) de 22% e pequeno avanço em NPL.

Na avaliação do UBS BB, os resultados positivos do Itaú devem refletir uma forte performance das receitas.

No caso do Santander, analistas projetam uma contração trimestral de 10% no LPA (lucro por ação) – e 16% no comparativo anual – devido a uma combinação de custo de risco elevado e perdas nos resultados de trading/gestão de ativos e passivos.

Por outro lado, o UBS BB avalia que a elevada renegociação de empréstimos do Santander pode continuar no terceiro trimestre, impedindo um aumento muito grande da taxa NPL.

“Ainda assim, esperamos um aumento de NPL (20 pontos-base na base trimestral)”, ressaltam Batista e Arthuzo.

A contínua deterioração da qualidade de ativos também deve afetar o Nubank (NU) e o Bradesco (BBDC4), que tiveram que enfrentar esse problema nos trimestres recentes.

Os analistas acreditam que o Bradesco verá um aumento trimestral de 25 pontos-base em NPL. Para o Nubank, o aumento em NPL deve ser de 40 pontos-base trimestre a trimestre.

O UBS BB tem recomendação de compra para Itaú, com preço-alvo em 12 meses de R$ 30. Apesar de esperar resultados fracos, a instituição também tem recomendação de compra para Bradesco e Nubank.

O Santander está com recomendação neutra pelo UBS BB.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.