AgroTimes

Itaú: Evento na Rússia revira mercado de grãos; duas ações da bolsa se beneficiam

22 jul 2022, 19:29 - atualizado em 22 jul 2022, 19:34
Nos últimos três anos, Ucrânia e Rússia responderam por 18% e 28% das exportações globais de grãos (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

Um novo acordo entre a Rússia e Ucrânia para a reabertura dos portos para a exportação de grãos pode derrubar os preços trigo e milho, diz o Itaú BBA em relatório enviado a clientes.

Segundo a Reuters, os países assinarão um acordo ainda sexta-feira para reabrir os portos ucranianos do Mar Negro.

A Ucrânia tem cerca de 10 bilhões de dólares em grãos disponíveis para venda após um acordo com a Rússia para desbloquear fornecimentos e também terá a chance de vender a safra atual, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy nesta sexta-feira.

“Se um acordo for alcançado, esperamos entradas de trigo e milho no comércio global, derrubando os preços das
commodities”, colocam os analistas Gustavo Troyano, Renan Moura e Victor Gaspar.

Nos últimos três anos, Ucrânia e Rússia responderam por 18% e 28% das exportações globais de grãos.

O BBA lembra que apesar de produzirem menos do que alguns outros players globais, esses dois países exportam uma alta proporção do milho e do trigo que produzem e, portanto, desempenham papéis importantes na dinâmica do comércio global.

“Portanto, qualquer sinal potencial de que esse impasse possa ser rompido poderia ter um impacto direto no comércio global dessas commodities”, completa.

Empresas que mais ganham

Segundo os analistas, duas empresas podem ganhar se o acordo avançar: M. Dias Branco  (MDIA3) e BRF (BRFS3).

“Após as notícias de hoje sobre o possível acordo, esperamos que ambas as empresas se beneficiem de uma inflação de custos mais branda do que o previsto”, coloca.

Além disso, a notícia pode apoiar o impulso de curto prazo das empresas à medida que as expectativas de inflação de custos desaceleram.

Por outro lado, a BRF poderia ser prejudicada caso o acordo seja estendido para as proteínas.

“Desde a eclosão do conflito RússiaUcrânia e da desaceleração das exportações de aves ucranianas, a BRF tem se beneficiado de um ambiente benigno de oferta e demanda de aves no Oriente Médio”, afirma.

No entanto, até agora as proteínas não fazem parte do acordo.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar