Carteira Recomendada

Itaú e mais 9 ações para bater o Ibovespa em setembro, segundo a EQI

04 set 2024, 18:35 - atualizado em 04 set 2024, 18:36
Itaú
EQI diz ter incluído pela primeira vez as ações da Eletrobras (ELET3) na carteira recomendada. (iStock.com/Joa_Souza)

A EQI decidiu seguir com Itaú Unibanco (ITUB4) e outros pesos-pesados na carteira para setembro, mas diz ter feito alterações para refletir uma maior exposição ao risco controlado. O cenário base, destacou, segue sendo de cortes de juros nos EUA nos próximos meses, o que deve influenciar positivamente o fluxo estrangeiro na Bolsa brasileira.

A instituição reduziu Sabesp (SBSP3) de 13% para 5% da carteira, após um excelente desempenho nos últimos três meses. “A partir de agora, os vetores para a ação passam a ser de longo prazo, com a efetiva melhora de seu resultado operacional sob ordens de uma nova diretoria”, disse.

A casa de análises zerou exposição a Eucatex (EUCA4), que detinha 5,0% após ter ficado claro para, na avaliação da corretora, que as melhorias esperadas de governança corporativa (migração para o Nível 2) ainda podem levar um tempo longo para se concretizar.

“Por outro lado, aumentamos a participação de B3 (B3SA3) de 5% para 10,0%, em busca de exposição maior ao risco, sendo esta uma das ações prediletas de investidores estrangeiros ao ingressarem novamente no mercado doméstico. A recuperação observada em volume médio diário de negociação também terá efeitos positivos em resultados”, disse a EQI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eletrobras

A EQI diz ter incluído pela primeira vez as ações da Eletrobras (ELET3) na carteira recomendada. “Com a recuperação dos preços de energia no médio e longo prazo, a Eletrobras deve vender uma parcela relevante de sua energia a preços mais elevados. Destacamos que a empresa é a geradora mais descontratada e, consequentemente, a mais exposta às variações dos preços de energia”.

A casa sublinha que a empresa já realizou programas de demissão voluntária e vem apresentando uma redução de seus custos gerenciáveis, o que deve, na avaliação dos analistas, melhorar suas margens.

“A gestão tem se mostrado bem-sucedida na venda de participações, como a venda de 14% da Isa Cteep, em que arrecadou R$2,2 bilhões, e a redução de R$6,8 bilhões no montante de empréstimo compulsório (passivo) nos últimos 12 meses”, disse.

Em agosto, a carteira recomendada da EQI subiu 4,9%, enquanto o Ibovespa avançou 6,5%.

Veja as recomendações da EQI para setembro

Empresa Ticker Peso
Banco do Brasil BBAS3 15%
Prio PRIO3 15%
Petrobras PETR4 10%
Copel CPLE6 10%
B3 B3SA3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 10%
Eletrobras ELET3 8%
Cyrela SMAL11 7%
3R Petroleum CYRE3 5%
Sabesp RRRP3 5%