Itaú do Chile deve zerar lucro de 2020 e não pagará dividendos
O Itaú Corpbanca, unidade chilena do Itaú Unibanco (ITUB4), não deverá ter lucro e pagar dividendos em 2020 após registrar baixa contábil de ativos de 930 milhões de dólares, afirmou o presidente-executivo, Gabriel Moura, nesta sexta-feira em uma teleconferência com analistas.
Na quinta-feira, o banco disse que a redução no valor do ágio reflete o novo valor justo da geração de caixa de suas unidades no Chile e na Colômbia. “Essa redução é resultado principalmente das condições econômicas em 30 de junho de 2020”, afirmou o CorpBanca.
Moura disse que, devido à pandemia de coronavírus, é provável que o Corpbanca tenha crescimento abaixo do esperado na carteira de empréstimos e na receita com tarifas.
Essa redução no valor do ativo ressalta os desafios do Itaú em sua expansão para o varejo na América Latina. O Itaú se uniu ao chileno Corpbanca em 2016. A entidade combinada possui operações no Chile, Colômbia, Peru e Panamá.
Desde a aquisição, o Itaú enfrentou uma integração que levou mais tempo do que o esperado, perdas com empréstimos, baixa rentabilidade e violentos protestos no Chile.
O Itaú Corpbanca encerrou março com 45 bilhões de dólares em ativos e 321 agências.