Comprar ou vender?

Itaú BBA: revisão de lucros para 2019 no Brasil é a maior entre emergentes

18 jan 2018, 11:27 - atualizado em 18 jan 2018, 11:27

O Ibovespa (IBOV) continua a surfar a onda do otimismo global e da tendência de recuperação da economia, o que deixou o múltiplo de Preço sobre o Lucro (P/L) esperado para as empresas em 2019 em um nível de 12,9 vezes, acima da média de 10 anos de 11 vezes, alerta o Itaú BBA em um relatório enviado a clientes nesta quinta-feira (18).

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

O texto produzido pelo time de estratégia pondera, contudo, que à medida que a economia confirma seu curso de recuperação, os lucros tendem a ser revisados para cima.

“Como referência, nos últimos três meses, vimos uma revisão para cima de +3,4% na projeção de lucros para 2019 do consenso de mercado, uma revisão superior a outros mercados emergentes”, ressalta o banco.

Fluxo

O banco destaca ainda a importância dos investidores estrangeiros no movimento de alta, ao anotarem um saldo líquido de R$ 3,6 bilhões nesse início de ano, segundo dados da B3.

“Ou seja, estamos passando por uma continuidade do movimento visto em 2017, quando estrangeiros foram compradores em R$ 13,7 bilhões. Mais importante, ainda vemos espaço para investidores globais aumentarem sua exposição ao Brasil, considerando que investidores globais dedicados a mercados emergentes estão com alocações no país abaixo de suas médias históricas”, ressalta a análise.

Por fim, o Itaú BBA chama a atenção para a contextualização do mercado brasileiro com o cenário internacional.

“Em 2018 espera-se que o mundo continue com crescimento e baixa inflação nos mercados desenvolvidos, com economias expandindo no mundo todo – nossa projeção para crescimento de PIB mundial é de 3,8% em 2018”, pontua. Desta forma, as bolsas mundiais têm renovado máximas seguidamente.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.