Itaú BBA eleva previsão do PIB brasileiro para 2022 e faz alerta sobre situação fiscal do país
O Itaú BBA revisou nesta sexta-feira (8) suas projeções para a economia brasileira. Em relatório, o banco de investimentos subiu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 1,6% para 2% em 2022, enquanto que a inflação esperada para o mesmo período caiu de 7,5% para 7,2%.
Para 2023, o banco não alterou suas projeções para o Brasil, porém destacou a situação fiscal no país. “O teto constitucional para os gastos primários do governo federal deve ser rompido outra vez, abalando ainda mais a credibilidade do arcabouço fiscal”, diz o documento assinado pelo economista-chefe Mário Mesquita.
A casa citou também o provável fim do ciclo de aperto monetário, que vem sendo implementado pelo Banco Central (BC) desde abril de 2021, com o objetivo de conter o avanço da inflação. “Continuamos prevendo que a taxa Selic chegará ao ponto máximo de 13,75% na próxima decisão [do Copom]”
BBA revisa PIB americano para baixo
O BBA também revisou suas projeções para a economia global, com queda 1 ponto-base para o PIB Mundial, que deve encerrar 2022 com crescimento de 2,9%.
Para o PIB dos Estados Unidos, o corte foi maior, com queda de 7 pontos-base. Com isso, a economia estadunidense deve terminar o ano com ganho de 2%, enquanto que a previsão para a Zona do Euro foi mantida (2,5%), assim como para a China (4,2%).
Siga o Money Times no Linkedin!
Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!