Mercados

Itau BBA destaca ação que ‘sobreviveu’ a setembro e aquelas que sofreram mais; veja quais são

01 out 2024, 13:06 - atualizado em 01 out 2024, 14:12
carteira-recomendada-acoes
Enquanto siderurgia e mineração subiu cerca de 8%, sendo o destaque positivo, óleo e gás caiu aproximadamente 9%. (Imagem: Freepik)

Apenas três dos 16 setores cobertos pelo Itaú BBA apresentaram valorização durante o mês de setembro na bolsa de valores brasileira. Enquanto siderurgia e mineração subiu cerca de 8%, sendo o destaque positivo, óleo e gás caiu aproximadamente 9%.

O analista Victor Natal, que assina a carta do gestor do mês de setembro da casa, destaca que o período foi conturbado para o mercado de capitais, que viu diversas discussões sobre juros e política fiscal no Brasil mexerem com os ânimos. No entanto, foi do exterior que os gatilhos maiores vieram, tanto positivos quanto negativos.

  • 10 ações preferidas para investir em outubro: Confira a estratégia da Empiricus Research para este mês no Giro do Mercado: 

Para o setor de siderurgia e mineração, o forte desempenho foi motivado pelo pacote de estímulos do governo chinês para a economia, com destaque para o setor imobiliário. Natal explica que, dentre as diversas medidas, a principal é que o governo modificou a regra para suas compras de propriedades no país, fazendo com que 100% do capital utilizado fosse federal.

“A notícia trouxe otimismo para a demanda futura do minério de ferro e puxou o preço de empresas do setor – destaque para a Vale (VALE3), que subiu aproximadamente 10% no mês”, diz Natal.

Já do lado de óleo e gás, o Itaú avalia que a forte desvalorização do petróleo em 9% refletiu diretamente nas empresas do setor. O destaque foi para Petrobras (PETR4) que chegou a cair aproximadamente a mesma porcentagem no mês.

Com este cenário posto, o BBA apontou que das carteiras recomendadas produzidas pela casa, apenas uma teve um bom desempenho no mês. A carteira de dividendos valorizou 3%, enquanto o Ibovespa (IBOV) caiu 3,1%. Na outra ponta, no entanto, está a carteira Top 5, que seleciona as principais ações para encarar o mês, que recuou 8,6%.

Esta última teve um impulso negativo provocado principalmente, por B3 (B3SA3), que apresentou uma queda de quase 15% em setembro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar