Internacional

Itália investiga Amazon (AMZO34) por suposta evasão fiscal de 1,2 bilhão de euros

14 fev 2025, 18:42 - atualizado em 14 fev 2025, 18:42
amazon
(Imagem: Shutterstock)

Promotores italianos investigam a gigante do comércio eletrônico Amazon (AMZO34) e três de seus executivos por suposta evasão fiscal no valor de 1,2 bilhão de euros, disseram nesta sexta-feira (14) duas fontes com conhecimento do assunto.

No ano passado algumas notícias mencionaram a investigação, mas os detalhes sobre sua amplitude vieram à tona, inicialmente pelo jornal Corriere della Sera.

A Amazon afirmou em comunicado enviado à Reuters que não vai comentar a investigação. “A Amazon está comprometida com o cumprimento de todas as leis tributárias aplicáveis”, disse a empresa, salientando que está entre os 50 maiores contribuintes do país, sendo responsável por mais de 1,4 bilhão de euros em tributos em 2023.

Promotores de Milão e a polícia tributária passaram a investigar três gestores da unidade europeia da Amazon, que tem sede em Luxemburgo, por fraude tributária em vendas online na Itália no triênio 2019-2021, disseram as fontes nesta sexta-feira.

Elas afirmaram que a conta a pagar pela empresa pode subir para 3 bilhões de euros, levando em conta multas e juros.

Segundo as fontes, o algoritmo da Amazon permite que a empresa venda, na Itália, bens de vendedores não europeus, a maioria chineses, sem mostrar a sua identidade, fazendo com que eles não paguem o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) italiano.

Pela lei italiana, qualquer intermediário que ofereça produtos para venda no país é corresponsável pelo não pagamento do IVA por parte de vendedores não europeus que usem a plataforma de e-commerce.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar