Istambul: atualização da Ethereum já está ativa
A rede da Ethereum passou por seu tão aguardado hard fork chamado Istambul. A atualização ocorreu no bloco número 9.069.000 e representa a terceira atualização em toda a rede em 2019. Curiosamente, este é o oitavo hard fork pelo qual o blockchain da Ethereum passa desde o seu início, o último dos quais foi o Constantinopla. Conforme divulgado pela Coindesk.
Desta vez, havia 11 Propostas de melhoria do Ethereum (EIPs, na sigla em inglês) propostos, enquanto apenas seis foram selecionados para implementação, de acordo com uma publicação do blog oficial da ConsenSys.
As melhorias abordarão os seguintes problemas:
-Custos de GAS
-Maior resiliência contra ataques de negação de serviço (DDoS)
-Interoperabilidade com criptomoedas baseadas em equihash e Prova de Trabalho (Proof Of Work)
-Um dos destaques é a maior interoperabilidade entre a Ethereum e Zcash.
A integração entre os dois protocolos, foi possível via alterações nos códigos das operações para melhorar o desempenho da escalabilidade de soluções baseadas na tecnologia de privacidade de conhecimento zero, como SNARKs e STARKs. Protocolos presentes nas soluções da Zcash.
Em resposta, o mercado precificou a atualização e o Ether está experimentando uma leve valorização, desde a noite de sábado. O Ether é negociado no instante dessa redação a US$ 152.31 (2.19%).