Vacinas

Israel paralisa programa de envio de vacinas a aliados, diz ministro da Defesa

25 fev 2021, 19:40 - atualizado em 25 fev 2021, 19:40
Benny Gantz
Eu vejo com bons olhos a decisão de congelar a transferência de vacinas para outros países”, disse Gantz  (Imagem: Alex Kolomoisky/Pool via REUTERS)

O governo de Israel congelou os planos para enviar doses de vacinas contra a Covid-19 para fora do país, afirmou o ministro da Defesa, Benny Gantz, nesta quinta-feira, após a iniciativa passar por escrutínio do ponto de vista legal.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, está sendo criticado por doar vacinas da Covid-19 a aliados externos, ao mesmo tempo em que palestinos reclamam que, enquanto potência ocupante, Israel deveria fornecer mais doses do imunizante a eles.

A rede pública israelense Kan, que no início da semana reportou que Israel enviaria pequenas remessas a 19 países, disse que o procurador-geral do país, Avichai Mandelblit, estava buscando esclarecimentos sobre o programa.

Uma autoridade do gabinete de Netanyahu disse que depois que as questões legais foram levantadas, o conselheiro de segurança nacional de Netanyahu pediu que Mandelblit desse sua opinião.

“Eu vejo com bons olhos a decisão de congelar a transferência de vacinas para outros países”, disse Gantz no Twitter. Gantz atua no governo de Netanyahu enquanto se prepara para enfrentá-lo em uma eleição no mês que vem.

Netanyahu defendeu mais cedo na semana o que tem sido chamado de “diplomacia da vacina”, dizendo que Israel tinha vacinas “não utilizadas” da Moderna sobrando.

“Eu acredito que isso compra cortesia”, disse o primeiro-ministro a jornalistas na quarta-feira. “Eu acho que é uma decisão inteligente (…) em troca de muitos dividendos que já recebemos, em muitos contatos contínuos, em muitas áreas diferentes que não irei elaborar aqui”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar