BusinessTimes

IRB (IRBR3) volta a afastar aumento de capital se negócios ficarem dentro da normalidade

09 mar 2023, 12:30 - atualizado em 09 mar 2023, 12:30
IRB Brasil
O desenquadramento de indicadores regulatórios obrigou o IRB a um aumento de capital de 1,2 bilhão de reais em setembro de 2022 (Imagem: IRB Brasil/Linkedin)

Executivos da empresa de resseguros IRB (IRBR3) afastaram nesta quinta-feira a possibilidade de um novo aumento de capital pela companhia caso o curso de seus negócios se mantenha dentro da normalidade.

Em conferência com analistas, eles disseram que a perspectiva de um retorno à lucratividade e uma maior disciplina na subscrição estão entre os fatores que devem ajudar o IRB a manter-se enquadrado em termos regulatórios.

A empresa, que vive um período turbulento desde que enfrentou um escândalo de fraude revelado em 2020, divulgou na última madrugada uma redução no prejuízo líquido no quarto trimestre de 2022 para cerca de 40 milhões de reais, ante resultado negativo de 371 milhões um ano antes. Além disso, exibiu queda de quase 30 pontos percentuais no índice de sinistralidade total na mesma comparação.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Os números impulsionavam as ações na bolsa, com alta de 8,83%, a 21,45 a reais cada, no início da tarde desta quinta-feira, embora já tendo perdido algum ímpeto de mais cedo. O Ibovespa, índice do qual a companhia não faz parte, caía 0,46%.

Apesar do avanço das ações, analistas se mostraram preocupados com os índices regulatórios da companhia, em especial o índice de suficiência de cobertura de patrimônio líquido ajustado.

O dado fechou o trimestre em 101%, sendo que o mínimo estipulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) é 100%.

O desenquadramento de indicadores regulatórios obrigou o IRB a um aumento de capital de 1,2 bilhão de reais em setembro de 2022.

Carlos André Guerra, diretor jurídico da companhia, disse aos analistas que as projeções do IRB Brasil sinalizam que os indicadores regulatórios do ressegurador ficarão dentro do enquadramento, sem dar detalhes temporais sobre a projeção.

Em dezembro, o presidente da empresa, Marcos Falcão, disse à Reuters que a resseguradora não planejava fazer outro aumento de capital, mesmo depois de novos resultados negativos, e apostava em uma melhora de gestão e dos números operacionais para voltar ao azul em 2023.

reuters@moneytimes.com.br