IRB (IRBR3) cai forte e renova mínimas históricas; ‘Tendência claríssima de baixa’, diz analista
O IRB (IRBR3) voltou a figurar entre as maiores baixas do Ibovespa. A ação caiu 5,60%, a R$ 1,18, renovando as mínimas históricas.
De acordo com o analista da Empiricus Investimentos, Filipe Fradinho, o IRB é uma empresa que não possui credibilidade.
Ele lembra dos episódios envolvendo o megainvestidor Warren Buffett e das fraudes contábeis. “Estou fora demais. É movido a boatos”, diz.
Short em IRB diminuiu
As ações do IRB continuam liderando as posições vendidas da bolsa (short), informa a XP em relatório, mas houve uma redução de 15 pontos percentuais em comparação com levantamento de 26 de agosto.
Segundo o monitor, que analisa a atividade de venda a descoberto (‘short selling’) das 263 ações negociadas na bolsa que são líquidas e envolvidas em operações vendidas, o IRB possui um ‘short interest’ de 12,7%, mas uma taxa de aluguel de 56,5%, acima do segundo colocado, o TC, com 48,6%.
Isso pode ser indicativo de que os mercados podem estar diminuindo a pressão vendedora do papel.
Na semana passada, a BlackRock, uma das maiores gestoras do mundo, informou que havia comprado mais ações do IRB, elevando sua participação acionária acima dos 5%.
Já o JPMorgan disse que após desabar 70% do ano, contra alta de 6% do Ibovespa, o IRB negocia a múltiplos mais consistentes.
“Após a recente correção do preço das ações, vemos o IRB sendo negociado a 0,9x BV tangível mais créditos fiscais de VPL, mais consistente em nossa visão com o ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) esperado de longo prazo de 14-18% do negócio”, calcula.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!