Oriente Médio

Irã prevê grande safra de trigo e avalia oferta suficiente para enfrentar crise viral

15 abr 2020, 12:28 - atualizado em 15 abr 2020, 12:28
Hassan Rouhani
Rouhani disse que a produção doméstica de grãos do Irã foi impulsionada por chuvas favoráveis e que a oferta pode cobrir as necessidades até o próximo ano iraniano (Imagem: http://www.president.ir/)

O Irã espera produzir 14 milhões de toneladas de trigo na safra que vai até março de 2021, disse o presidente do país, Hassan Rouhani, nesta quarta-feira, acrescentando que o surto de coronavírus não afetou seu setor agrícola e que iranianos não precisam se preocupar com o suprimento de alimentos.

“Nossa previsão é de um aumento de 3,5% a 4% na produção agrícola e prevemos a produção de 14 milhões de toneladas de trigo durante este ano”, disse Rouhani durante uma reunião do gabinete.

“Este ano nossa situação é melhor do que nos anos anteriores. As pessoas não devem se preocupar com o fornecimento de alimentos… Temos estoques suficientes”, disse ele.

Rouhani disse que a produção doméstica de grãos do Irã foi impulsionada por chuvas favoráveis e que a oferta pode cobrir as necessidades até o próximo ano iraniano, que começa em 21 de março de 2021.

“Também prevemos produção de 2,6 milhões de toneladas de arroz e 1,7 milhão de toneladas de açúcar este ano”, disse ele.

O país tem o pior surto de coronavírus relatado no Oriente Médio, com 4.777 mortes e 76.389 infecções.

reuters@moneytimes.com.br