Irã e China afirmam que há sinais de progresso nas negociações nucleares

O principal negociador do Irã disse neste sábado (17) que um novo entendimento está sendo alcançado nas negociações para salvar o acordo nuclear com potências mundiais.
De acordo com reportagens da imprensa local, enquanto o delegado chinês também relatou progresso.
Abbas Araqchi disse que a delegação iraniana apresentou propostas sobre questões nucleares e suspensão de sanções, e que o trabalho poderia começar com as potências mundiais em um texto comum, “pelo menos em áreas onde há pontos de vista comuns”.
O Irã violou muitas das restrições do acordo sobre suas atividades nucleares em resposta à retirada dos Estados Unidos do pacto e à reimposição de sanções sob o ex-presidente Donald Trump.
Araqchi foi citado como tendo dito que, embora existam sérias divergências, “um novo entendimento parece estar surgindo.”
A segunda rodada de negociações começou na quinta-feira em Viena. Os Estados Unidos não participam diretamente, pois o Irã rejeitou uma negociação face a face.
No entanto, as autoridades da União Europeia que presidem as negociações estão em constante comunicação com uma delegação norte-americana que também está na cidade.