Internacional

Irã diz que EUA adiam retomada do acordo de 2015 e troca de prisioneiros não tem relação

22 ago 2022, 11:59 - atualizado em 22 ago 2022, 12:05
Irã
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, disse que Teerã quer um acordo sustentável que preserve os direitos legítimos do país (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

O Irã acusou os Estados Unidos nesta segunda-feira de protelar as negociações indiretas destinadas a restabelecer o acordo nuclear de 2015 de Teerã, e disse que uma troca de prisioneiros com Washington não está ligada às negociações.

Após 16 meses de conversas irregulares e indiretas entre EUA e Irã, com autoridades da União Europeia (UE) se deslocando entre os lados, uma autoridade graduada do bloco europeu disse em 8 de agosto que fez uma oferta final e esperava uma resposta dentro de “muito, muito poucas semanas”.

Na semana passada, o Irã respondeu ao texto da UE com “visões e considerações adicionais”, enquanto pedia a Washington que mostrasse flexibilidade para resolver três questões restantes.

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse nesta segunda-feira esperar que os Estados Unidos respondam positivamente já nesta semana à proposta do bloco. Teerã deu uma resposta “razoável” a isso, segundo ele.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, disse que Teerã quer um acordo sustentável que preserve os direitos legítimos do país.

“Os americanos estão procrastinando e há inação dos lados europeus… América e Europa precisam de um acordo mais do que o Irã”, afirmou Kanaani em entrevista coletiva.

Os EUA pediram repetidamente a Teerã que libertasse vários iranianos-americanos detidos no Irã por acusações de segurança. O Irã exigiu que vários iranianos detidos por acusações relacionadas às sanções dos EUA fossem libertados.

“Enfatizamos que a troca de prisioneiros com Washington é um assunto à parte e não tem nada a ver com o processo de negociações para retomar o pacto de 2015”, disse Kanaani, acrescentando que Teerã está pronta para trocar prisioneiros.

Em 2018, o então presidente dos EUA Donald Trump se retirou do acordo, chamando-o de muito brando para o Irã, e reimpôs duras sanções dos EUA, levando Teerã a começar a violar as restrições nucleares do pacto.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais..Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar