Energia Nuclear

Irã deixa de honrar totalmente o acordo sobre equipamentos de monitoramento, diz AIEA

26 set 2021, 15:10 - atualizado em 26 set 2021, 15:10
Irã
O Irã permitiu que os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica substituíssem os cartões de memória na maioria dos equipamentos, conforme acordado em 12 de setembro, disse a AIEA (Imagem: REUTERS/Leonhard Foeger)

O Irã falhou em honrar totalmente os termos do acordo firmado com o agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) há duas semanas, permitindo que inspetores façam manutenção em equipamentos de monitoramento no país, disse o órgão neste domingo.

O Irã permitiu que os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica substituíssem os cartões de memória na maioria dos equipamentos, conforme acordado em 12 de setembro, disse a AIEA. Mas não permitiu que isso acontecesse em uma oficina que fabrica componentes para centrífugas no complexo TESA Karaj, acrescentou o órgão.

“O diretor-geral (da AIEA, Rafael Grossi) enfatiza que a decisão do Irã de não permitir o acesso da agência à oficina de fabricação de componentes para centrífugas TESA Karaj é contrária aos termos acordados na Declaração Conjunta emitida em 12 de setembro”, disse a IAEA.