Energia Nuclear

Irã apresenta esboços para fim de sanções a parceiros europeus de acordo nuclear

02 dez 2021, 10:57 - atualizado em 02 dez 2021, 10:57
O anúncio veio no quarto dia das conversas indiretas entre o Irã e os Estados Unidos sobre a volta plena de ambos ao acordo (Imagem: REUTERS/Lisi Niesner)

O Irã apresentou às partes europeias envolvidas em um acordo nuclear de 2015 dois esboços sobre remoção de sanções impostas ao país e compromissos nucleares, disse o principal negociador nuclear iraniano nesta quinta-feira, enquanto potências mundiais e o Irã tentam ressuscitar o pacto.

“Entregamos duas propostas de esboços a eles… é claro que eles precisam verificar os textos que lhes entregamos. Se eles estiverem dispostos a continuar as conversas, estamos em Viena para continuar as conversas”, disse Ali Bagheri Kani aos repórteres na capital austríaca.

Um diplomata europeu em Viena confirmou que esboços de documentos foram entregues.

O anúncio veio no quarto dia das conversas indiretas entre o Irã e os Estados Unidos sobre a volta plena de ambos ao acordo. Elas foram retomadas após um intervalo de cinco meses, provocado pela eleição do presidente linha-dura Ebrahim Raisi no Irã.

Conforme o pacto, o Irã limitou seu programa nuclear em troca do alívio de sanções econômicas dos EUA, da União Europeia e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mas o então presidente norte-americano, Donald Trump, abandonou o acordo em 2018 e reativou sanções duras dos EUA, induzindo os iranianos a violarem limites estabelecidos no pacto ao seu programa nuclear.

reuters@moneytimes.com.br