Irã afirma que só aceitará inspeções acordadas no pacto nuclear de 2015
O Irã não permitirá inspeções além do que está em um acordo nuclear de 2015, disse o chefe nuclear do país nesta quarta-feira, enquanto os Estados Unidos se preparam para responder a uma proposta para retomar o pacto nuclear de Teerã com potências mundiais.
“Estamos comprometidos com inspeções no âmbito do acordo nuclear que estão ligadas a restrições nucleares que aceitamos no passado… Nem uma palavra a mais, nem uma palavra a menos”, disse Mohammad Eslami, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, de acordo com um vídeo veiculado pela mídia estatal.
Uma autoridade de alto escalão dos EUA disse à Reuters na segunda-feira que o Irã desistiu de algumas de suas principais exigências para retomar o acordo que visa conter o programa nuclear de Teerã, incluindo sua insistência de que inspetores internacionais fechem algumas investigações sobre seu programa atômico, aproximando a possibilidade de um acordo.
Mas Eslami pareceu contradizer isso, afirmando que as investigações devem ser fechadas “antes do dia da implementação” se o acordo nuclear de 2015 for retomado, informou a agência de notícias estatal Irna.
Washington pretende responder em breve a um esboço de acordo proposto pela União Europeia que traria de volta o pacto nuclear de 2015 com o Irã que o ex-presidente Donald Trump abandonou e o atual presidente Joe Biden busca retomar.
O Irã tem insistido que o pacto nuclear só pode ser recuperado se a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) desistir de suas alegações sobre o trabalho nuclear de Teerã.
Washington e outras potências ocidentais veem a demanda de Teerã como fora do escopo para retomar o acordo.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!