IPVA: Tenho trator ou máquina agrícola, quanto preciso pagar? Entenda
No começo do ano, os brasileiros voltam suas atenções para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Mas além dos cidadãos comuns, os produtores rurais se perguntam sobre os valores para acertar possíveis pendências com suas máquinas agrícolas e tratores.
A boa notícia aos agricultores fica por conta da isenção da cobrança, em virtude da Lei 13.154/15, que a partir da Medida Provisória (MP) 673, dispensa o licenciamento e o emplacamento de tratores e máquinas agrícolas.
- Eletrobras e governo Lula iniciam negociações sobre participação do Estado na empresa: Como a decisão pode impactar as ações da elétrica? Confira o que fazer agora no Giro do Mercado desta terça-feira (9), é só clicar aqui: <
A dispensa, conhecida como “isenção por profissão”, abrange veículo usadas para atividades profissionais diárias dentro da propriedade rural.
Por outro lado, se os produtores não precisam estar atentos ao IPVA, os mesmos precisam voltas suas atenções para o Registro Oficial de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), que está em vigor desde o fim de 2022.
De acordo com o Governo Federal, os proprietários de tratores novos e antigos precisam do registro para os veículos e para trânsito em via pública.
Os produtores que necessitam atualizar os cadastros de seus veículos podem fazer isso no link.