IPVA poderá ser pago via Pix em São Paulo a partir desta quarta (25); veja passo a passo
Proprietários de veículos podem optar por pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) via Pix a partir desta quarta-feira (25) em São Paulo.
Conforme anunciado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), o imposto será recolhido por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras. A modalidade Pix está sendo implementada inicialmente para o pagamento do IPVA de veículos já registrados no estado de São Paulo.
Segundo o comunicado, a modalidade poderá ser escolhida inclusive para a regularização de IPVA em atraso. Até o final deste ano também será possível pagar a taxa de licenciamento, as multas de trânsito e efetuar o primeiro registro de veículo no estado, pagando os respectivos débitos.
As demais modalidades para o pagamento do IPVA seguem válidos, sendo o Pix mais uma opção para quitar o imposto.
- Santander lucra R$ 2,7 bilhões e puxa fila dos resultados dos bancões: O pior já passou? Clique aqui e assista ao Giro do Mercado para saber se as ações do banco são oportunidade ou se é hora de vender.
Passo a passo para pagar IPVA via Pix
Para utilizar a modalidade é preciso:
- Acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP;
- Informar os dados do veículo;
- Gerar um QR code que servirá para o pagamento.
O QR code tem validade de 15 minutos. Caso o pagamento não ocorra dentro do prazo, será necessário repetir o processo.
Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.
“Fique atento e evite fraudes, a Secretaria da Fazenda e Planejamento não encaminhará, por qualquer forma de comunicação, um QR code para pagamento de débitos de seu veículo. Cabe exclusivamente ao cidadão promover a emissão do QR code no site indicado para quitação dos débitos de seu veículo” orienta a Sefaz-SP.