Carros elétricos

IPVA para carro elétrico: Tarcísio veta projeto que dava isenção em São Paulo; entenda

23 out 2023, 14:55 - atualizado em 23 out 2023, 14:55
IPVA carro elétrico
Tarcísio vetou projeto de lei que havia sido aprovado pela Alesp (Imagem: Sorapong’s Images/Canva Pro)

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, vetou a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos.

A isenção estava prevista em projeto aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp), visando incentivar o uso de veículos menos poluentes no estado.

Em publicação no Diário Oficial do Estado realizada na última sexta-feira (20), a justificativa foi de que, entre outras razões, o projeto “está em descompasso com o vigor da produção do etanol e com as perspectivas de utilização do biometano produzido no Estado”.

No mesmo dia, Tarcísio apresentou à Alesp proposta em caráter de urgência para isentar veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e motor a combustão que utilizem, alternativa ou exclusivamente, etanol.

Nesse caso, o valor do veículo não poderá superar R$ 250 mil e a isenção, caso aprovada, valerá para 2024 e 2025.

A proposta também inclui a isenção de IPVA para ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio, ou a biometano, entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2028.

  • 100 DIAS PARA INVESTIR: A 100ª edição do Giro do Mercado traz as melhores recomendações para você investir em ações nacionais e internacionais, além de fundos imobiliários. Clique aqui e não perca a oportunidade!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão sobre IPVA para carros elétricos desagrada

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) disse em nota que o veto do governador a um projeto de lei favorável aos veículos elétricos e híbridos é um sinal decepcionante para as empresas que estão investindo no transporte sustentável no Brasil.

Ainda, destaca que vetar um projeto de lei que propunha incentivos à eletromobilidade no estado, substituindo-o por uma proposta que esquece os veículos elétricos, vai na contramão da via tecnológica mais promissora de combate às mudanças climáticas.

Para a associação, o crescente número de emplacamentos de veículos leves elétricos e híbridos nos últimos anos evidencia que o consumidor brasileiro aposta cada vez mais em produtos modernos e sustentáveis.

“A ABVE ressalta que a eletromobilidade não é incompatível com o setor de biocombustíveis. Ao contrário, ela se soma a uma vocação já consolidada da indústria brasileira e potencializa os benefícios de uma das matrizes de geração de eletricidade mais sustentáveis do planeta”, argumentam.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.