São Paulo

IPVA com atraso poderá ser parcelado em São Paulo; veja como

29 maio 2023, 18:58 - atualizado em 29 maio 2023, 18:58
IPVA, São Paulo
Governo de SP permite parcelamento do IPVA em atraso (Foto: Rovena Rosa)

A partir desta segunda-feira (29), o governo de São Paulo adotou uma medida que possibilita o parcelamento dos valores atrasados do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essa nova regulamentação é válida para todos os cidadãos, independentemente de serem os proprietários dos veículos ou não.

Para realizar o parcelamento, o contribuinte deve acessar o site da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de São Paulo e consultar os débitos, informando o número do RENAVAM do veículo. Ao obter a listagem das dívidas relacionadas ao veículo, o contribuinte terá a opção de quitar integralmente ou parcelar os débitos por meio do portal da Dívida Ativa.

No site, é necessário clicar na opção “Consultar débitos”, o que permitirá ao sistema apresentar as dívidas passíveis de parcelamento para o veículo em questão. Ao selecionar a opção “Parcelamento”, o sistema redirecionará o contribuinte para outra página, onde será possível escolher as condições de pagamento que mais se adequam à sua situação.

Após concluir esse procedimento, o contribuinte terá a possibilidade de emitir o termo de adesão ao acordo, bem como as guias de recolhimento.

Os boletos necessários para o pagamento serão gerados diretamente pelo site, e a quitação poderá ser efetuada em agências bancárias ou lotéricas. Em caso de dúvidas, o site da Dívida Ativa disponibiliza uma seção com manuais de parcelamento e informações sobre o IPVA, além de um canal de atendimento à disposição da população.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar