Setor Automotivo

IPVA: 4 carros usados mais procurados para driblar o imposto (que fica mais caro em 2023)

19 dez 2022, 19:02 - atualizado em 19 dez 2022, 19:36
IPVA
Motoristas recorrem a modelos mais antigos para escapar de super alta do IPVA (Imagem: Reuters)

Com janeiro batendo às portas, muitos brasileiros já se preparam para o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2023.

De acordo com um levantamento feito pela Zapay, e repercutido pelo jornal Valor Econômico, o tributo ficará, em média, 10% mais caro em todo o território brasileiro, puxado pelo ciclo inflacionário que atingiu novos e seminovos nos últimos dois anos.

Para driblar o impacto do IPVA no orçamento, cada vez mais motoristas brasileiros tem considerado comprar veículos isentos. Segundo enquete feita pela OLX no início do mês, mais da metade de usuários que pretendiam comprar carro ou moto dão preferência ao grupo de usados, com 10 a 20 anos de fabricação.

Vale lembrar que a isenção e alíquota incidida sobre os veículos são relativas a cada um dos vinte e sete entes da federação. Na maioria dos estados, como é o caso de São Paulo, são isentos veículos com 20 anos ou mais de fabricação.

Segue abaixo a lista de cinco veículos com impostos zerados em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ford Fiesta 2013

Ford Fiesta/2013

Isento em: Rio Grande do Norte, Goiás e Roraima

Veículo usado mais procurado no terceiro trimestre de 2022 na plataforma OLX, o hatch da Ford foi unânime em aceitação pelos motoristas.

O modelo é equipado com um motor 1.6 Zetec Rocam de até 107 cavalos e 15,3 kgfm de torque. Com câmbio manual de cinco marchas, ele tinha um desempenho interessante na cidade e na estrada.

Honda Fit 2008

Honda Fit/2008

Isento em: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro.

Sexto veículo mais procurado na mesma lista, a segunda geração do Honda Fit foi muito bem recebida pelo público brasileiro. Ainda bastante valorizado — o valor procurado pode chegar a R$30 mil — o veículo da Honda pode ser encontrado na versão automática ou manual.

A versão LX é indicada principalmente para quem está embarcando no universo do Honda Fit, sendo ela a opção mais em conta e com baixo consumo de combustível. Segundo dados do Inmetro, o carro é capaz de fazer 12,3 km/l (gasolina) ou 8,3 km/l (etanol) na cidade.

VW Gol 2002

VW Gol 2002

Carro mais vendido do Brasil durante 27 anos consecutivos, o Gol se despede na virada do ano com uma série especial limitada a mil unidades.

Em 2002, o hatch ainda reinava absoluto, com mais de 200 mil exemplares vendidos durante aquele ano.

Na época, o modelo estava na terceira geração, que tinha até versão equipada com motor 1.0 turbo. *

Toyota Corolla 2002

Corolla/2002

O sedã médio se destaca pela mecânica confiável, pelo rodar confortável e pelo baixo consumo de combustível.

Em 2002, o modelo estava na geração conhecida como Brad Pitt, em alusão ao comercial veiculado com o ator de Hollywood.

São três versões de acabamento, todas equipadas com motor 1.8 a gasolina, gerenciado por transmissão manual ou automática.*

* Com informações Meu Carro/UOL.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.