IPVA 2024: Veja quem tem isenção e calendário do próximo ano
O final do ano acende alerta para as demandas que chegam logo após as festas, como o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Contudo, nem todos precisam pagar o tributo, visto que há regras que preveem isenção parcial ou total.
- Eletrobras (ELET6), Alupar (ALUP11) e outras vão a disputa em leilão de transmissão; qual das ações é a mais recomendada para aproveitar o momento? Confira em qual delas investir no Giro do Mercado desta sexta-feira (15), é só clicar aqui:
Confira quem tem direito a isenção do IPVA
IPVA PCD
Pessoas com deficiência (PCD) contam com isenção do IPVA. No entanto, vale destacar que as regras podem variar de acordo com cada estado. São contempladas pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, e autismo.
Tempo de fabricação
A maioria dos estados concede isenção para carros fabricados há muitos anos. As exceções são Minas Gerais e Roraima.
- 10 anos – Rio Grande do Norte e Amapá
- 15 anos – Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe e Tocantins
- 18 anos – Mato Grosso
- 20 anos – São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas
Híbridos e elétricos
Nove estados e Distrito Federal já contam com incentivos para carros elétricos, seja com isenção total ou redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Calendário IPVA 2024 em São Paulo
Em São Paulo, os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, integralmente em fevereiro, sem desconto, ou parcelar em até cinco vezes, conforme o final da placa do veículo.
É importante que os proprietários observem o calendário de vencimento por final de placa do veículo. Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).
|
|