BusinessTimes

IPOs em 2023? O que dizem os analistas sobre novas empresas na Bolsa no próximo ano

27 dez 2022, 15:23 - atualizado em 27 dez 2022, 15:23
Gráfico com vários IPOs em primeiro plano. Ao fundo, uma cidade com vários arranha-céus
Depois de um ano sem IPOs, analistas seguem com uma visão pessimista para listagem de novas empresas (Imagem: Shutterstock)

O mercado não deve ver novas empresas fazendo IPOs (Oferta Pública Inicial de Ações) em 2023, avaliam analistas ouvidos pelo Money Times.

Desde 2020, o mercado brasileiro recebeu poucas novas empresas de capital aberto, com apenas uma estreante em 2021, a CSN Mineração (CMIN3), e nenhum IPO em 2022.

Essa dinâmica não deve mudas nos próximos meses, devido ao cenário de juros altos e a aversão ao risco dos investidores, afirma Gustavo Gomes, especialista de Renda Variável e sócio da Acqua Vero Investimentos.

Segundo o especialista, “com os juros elevados, o custo para fazer um IPO aumenta muito e, estreando na Bolsa, a empresa se torna um ativo de risco, o que não é o que os investidores estão procurando”.

Na avaliação de Gomes, as empresas têm preferido esperar um momento econômico melhor para conseguir abrir seu capital e ter uma performance melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exceções

Thiago Calestine, economista e sócio da DOM Investimentos, concorda com a avaliação de que a perspectiva para IPOs em 2023 é bastante difícil.

Para o economista, no entanto, pode ser que haja um spin-off no próximo ano, que acontece quando uma empresa estreia no mercado a partir da derivação de outra que já tem capital aberto.

Esse é o caso da CSN Mineração, que é derivada da CSN (CSNA3).

“Eu acho bem mais provável que a gente veja esse tipo de movimento do que uma empresa que não está na Bolsa fazer um IPO“, explica Calestine.

Saiba mais! RETROSPECTIVA 2022: BALANÇO DO MERCADO, ANÁLISE DO IBOVESPA E DOS INVESTIMENTOS!