Últimas Notícias Perspectivas 2018 Comprar ou vender Finanças Pessoais Criptomoedas Economia

Comprar ou vender?

IPOs do ano dão ganhos de até 74% ao investidor, mas também perdas de até 11%

Arena do Pavini - 06/12/2017 - 21:08

Por Ângelo Pavini, da Arena do Pavini

As ações de empresas novatas no mercado, que abriram seu capital este ano, apresentam desempenhos bem diferentes. Enquanto a rede de diagnósticos Hermes Pardini, que estreou em fevereiro, chega a 74,71% de alta, a empresa de alimentos Camil têm perda de 11% desde suas abertura de capital, no fim de setembro, conforme levantamento feito pela Economatica para o Portal do Pavini. Das sete aberturas de capital feitas este ano, cinco apresentam ganhos, sendo que três superam o Índice Bovespa no período (ver coluna Premio A-B).

Além de Hermes Pardini, apresentam ganhos acima do índice as ações da Azul, com 28,90% de alta desde o lançamento em abril, e 16,69% mais que o Ibovespa. Também merece destaque o papel do IRB Brasil, de resseguros, com ganho de 25,57%, ou 14,81% acima do índice desde julho.

Já a empresa de aluguel de carros Movida cai 8% desde o lançamento e 21% em relação ao índice Bovespa. A situação é bem diferente da bolha dos anos 2000, quando qualquer IPO disparava logo na largada, impulsionados pela euforia com os lançamentos anteriores. Agora o movimento parece ser mais racional, de acordo com o desempenho e o potencial das empresas.

Confira abaixo o desempenho dos demais papéis que estrearam este ano na B3.

Leia mais sobre: Economatica, IPO, Mercados
 

Últimas Notícias