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IPO da Kalunga sinaliza que empresas estão voltando o interesse para a Bolsa

07 dez 2020, 14:39 - atualizado em 07 dez 2020, 14:44
Kalunga
Segundo a Guide Investimentos os IPOs representam a volta do interesse das empresas em abrir capital na Bolsa (Imagem: Facebook/Kalunga)

A última semana registrou três novos IPOs, entre eles a Kalunga, maior varejista do segmento de escritórios e materiais escolares.

Ao todo, a empresa possui 222 lojas em 20 diferentes estados do país e no Distrito Federal. Além disso, tem forte atuação no meio digital.

Com o valor da oferta pública de ações, a companhia pretende abrir mais lojas, um centro de distribuição no Nordeste do país, reforçar sua estrutura de capital e fortalecer seu negócio de gráfica rápida, com foco no encadernamento e impressão.

Segundo a Guide Investimentos, os IPOs representam a volta do interesse das empresas em abrir capital na Bolsa.

Apesar de 2020 ter tido recorde de pedidos, nos últimos meses houve desistências devido a volta da alta volatilidade dos mercados.

“Agora, com perspectivas positivas relacionadas à chegada das vacinas, este movimento de ofertas começa a voltar”, disse o analista Luis Sales.

A transação da Kalunga, que será coordenada por BTG Pactual (BPAC11), Bradesco BBIXP (XP) e UBS-BB, também servirá para que os sócios Paulo Sérgio Menezes Garcia e José Roberto Menezes Garcia vendam participação no negócio.

Mesmo com o forte crescimento nos últimos anos, em 2020 até setembro a receita líquida da Kalunga, de 1,32 bilhão de reais, foi 16% menor do que um ano antes, devido aos efeitos econômicos da pandemia da Covid-19.