BusinessTimes

IPO da Chilli Beans “não é um objetivo, é uma consequência”, diz Caito Maia

23 set 2022, 15:11 - atualizado em 23 set 2022, 16:06
Caito Maia
Caito Maia é CEO e fundador da Chilli Beans, rede de franquia de óculos e relógios (Imagem: Divulgação)

Caito Maia, um dos maiores e mais influentes empresários do Brasil, é o fundador e CEO da Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina.

O empresário – que já teve o fundo Gávea de sócio, do qual hoje é dono – tem no horizonte, mas não como objetivo, o IPO para a consolidada marca de óculos.

A empresa faturou R$ 550 milhões em 2020, e R$ 600 milhões em 2019. Com a pandemia da Covid-19, investiu no comércio on-line e faturou R$ 29 milhões nesse segmento no primeiro semestre de 2021.

Hoje, é a terceira maior rede de franquias do Brasil, com mais de 160 lojas da Ótica Chilli Beans e mais de 1000 pontos de vendas da rede Chilli Beans.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caito Maia e a Chilli Beans

Nascido em Cotia, SP, iniciou sua trajetória em um ambiente diferente do que está hoje. Apaixonado por música, aos 18 anos decidiu se mudar para os Estados Unidos para estudar na Berklee College Of Music, em Boston.

Fascinado pelos óculos escuros norte-americanos e utilizando seu instinto empresarial aguçado, Caito financiou seus estudos com a renda que obtinha dos óculos que trazia dos EUA para seus amigos do Brasil.

Oito anos depois, em 1997, com o aumento crescente da demanda de pedidos por óculos, decidiu investir em sua própria marca e inaugurar a primeira loja da Chilli Beans, na Galeria Ouro Fino, em SP, revolucionando o segmento ao trazer para o varejo ótico nacional o conceito de self-service.

Nessa época, Caito já desenvolvia um modelo de negócio que priorizava a experiência do consumidor, ao gerar o contato direto do cliente com o produto e ao produzir 44 coleções limitadas por ano, com parcerias baseadas nos pilares de moda, música, arte e geek.

Ótica Chilli Beans (Imagem: Divulgação/Chilii Beans)

Presente em mais de 19 países e com um market share de 16,5% no segmento de óculos escuros no Brasil, decidiu embarcar em uma nova aventura: a Ótica Chilli Beans, um novo conceito de loja focado em soluções de ótica.

Hoje conta com mais de 900 pontos de venda no território nacional e no exterior, como em Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Chile, Bolívia, México, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e Caribe.

Em 2022, e com pós-pandemia, “hoje a gente é uma empresa mais leve, mais objetiva, mais rentável. Isso foi culpa da pandemia”, disse Caito em entrevista para o Money Times.

Investindo em inovação e em pessoas

Para o CEO, um de seus papéis enquanto empresário é assumir o compromisso sobre impactos ambientais. Já uma empresa, “tem que ter essa consciência e consistência para formar gente boa para o mundo”, afirmou.

Há quatro anos, o fundador da Chilli Beans passou a investir em pesquisas para desenvolver materiais sustentáveis para os óculos.

O resultado foi a coleção ECO, com produtos feitos com resíduos plásticos recolhidos do oceano, que se tornou parte do portfólio perene da marca, podendo ser encontrada em qualquer época do ano.

Além disso, desenvolveu a Eco Chilli, um novo formato de loja, com construção modular, que utiliza energia solar e é produzida 100% com plástico reciclado.

Fora do ambiente corporativo, Caito é reconhecido por ser um verdadeiro showman.

Desde 2017, integra o elenco do reality show “Shark Tank Brasil”, na Sony Channel, como um dos “tubarões”. Para ele, no programa “a gente investe, na verdade, em pessoas que têm verdade, que têm um lastro interessante, que fazem a coisa com amor”.

Além disso, está à frente do programa “Se Parar O Sangue Esfria”, na 89FM, onde recebe empresários para conversar sobre seus negócios.

O IPO

O objetivo, para antes de abrir capital, era dobrar de tamanho. Hoje, a Chilli Beans não está longe disso. “A gente vai faturar R$ 1 bilhão este ano”, afirmou o CEO.

Mesmo alcançando a marca – patamar já alcançado pelos dois líderes do mercado, as óticas Carol e Diniz – o IPO “não é um objetivo, é uma consequência”, disse Caito.

Loja Eco Chilli que utiliza energia solar e é produzida 100% com plástico reciclado (Imagem: Divulgação/Chilli Beans)

O CEO ainda não estabelece uma data para a abertura de capital, “não tem nada marcado, é questão de consequência, não é o objetivo. O objetivo é continuar fazendo o nosso trabalho, que estamos fazendo. Não estou trabalhando para um IPO, estou trabalhando para fazer a minha história, se vier é lucro, sem pressa”, afirmou.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!