iPhone, sozinho, bate Coca-Cola e McDonald’s em faturamento, diz estudo
Nos últimos 15 anos, o iPhone se tornou um dos produtos de maior sucesso da história, tendo gerado desde o seu lançamento, em 2007, mais de US$ 1,5 trilhão em vendas, segundo dados da Statista.
O produto é o carro-chefe para a Apple (AAPL34) e ajudou a empresa a se tornar uma das mais lucrativas e valiosas de todos os tempos.
De acordo com o levantamento da consultoria, hoje, o iPhone sozinho é maior, em termos de vendas, do que empresas mundialmente reconhecidas, como Nike, Coca-Cola (COCA34) e McDonald’s (MCDC34).
Confira a evolução de 2007 até 2021, segundo a Statista.
Lançamento do iPhone
Em 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs anunciou o lançamento do primeiro iPhone, que trouxe grandes expectativas, incredulidades e mudanças para o que viria a ser o setor de smartphones.
Vale lembrar que há 15 anos, o smartphone era quase desconhecido. Os celulares da época incluíam os famosos Motorola V8 e V9, BlackBerry e Nokia N81.
O lançamento ocorreu de fato nos Estado Unidos no dia 29 de junho de 2007.
“Hoje, a Apple vai reinventar o telefone”, disse Steve Jobs, cofundador da empresa, durante a apresentação do iPhone.
Ele descreveu o aparelho, em um primeiro momento, como uma junção de iPod, telefone e dispositivo de comunicação via Internet.
“Apesar da recepção delirante de fãs e críticos, nem mesmo os mais otimistas poderiam prever o impacto que o iPhone causaria, no mercado de smartphones, na vida das pessoas e não menos nos negócios da Apple”, diz a Statista em relatório.
Ainda segundo dados da consultoria, a Apple está entre os 5 maiores fornecedores de smartphones do mundo desde 2009. Com o declínio dos ex-líderes de mercado Nokia e RIM, a Apple e Samsung conseguiram aumentar sua presença no mercado.
Apple trilionária
Em janeiro deste ano, a empresa atingiu a marca de 3 trilhões de dólares em valor de mercado. Os papéis da empresa atingiram o recorde de R$ 182,88, sendo a primeira a atingir esse marco.
Siga o Money Times no Linkedin!
Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!