iPhone: Qual modelo deve se aposentar com o lançamento do iOS 17?
A conferência anual para desenvolvedores será realizada pela Apple na próxima semana, evento em que a companhia divulga novidades operacionais para o iPhone. Com a chegada do iOS 17, versão mais recente do sistema, há expectativa de que mais um modelo do smartphone seja aposentado.
Com o iOS 16, versão de 2022 do sistema operacional, os modelos anteriores ao iPhone 7 Plus deixaram de receber as atualizações de segurança e novas funções. Sendo assim, neste ano o mesmo deve ocorrer com os iPhones da geração 8.
À Tilt, do Uol, a Apple explicou que as atualizações são cruciais especialmente para a segurança dos celulares, além dos novos recursos implementados nas novas versões do sistema.
Ao portal, a Apple deu como exemplo o desbloqueio de tela do iPhone por reconhecimento facial mesmo com uso de máscara. O recurso só passou a funcionar devido a uma atualização do iOS, em março de 2022.
- GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!
Por que a Apple aposenta versões do iPhone?
Os usuários de iPhone já sabem: quando uma nova versão do iOS é lançada, uma versão será aposentada.
Com isso, os aparelhos não deixam de funcionar. Contudo, aplicativos mais novos podem deixar de funcionar com o tempo, além de que a empresa não garante mais as atualizações de segurança.
À Tilt, a Apple apontou que os principais aspectos considerados para aposentar versões mais antigas são:
- Conseguir proporcionar suporte para que o máximo possível de usuários tenham melhor qualidade tecnológica;
- Garantir experiência do consumidor que opta pelo iPhone;
- Garantir a segurança de atualizações.
Além disso, os novos componentes utilizados em versões mais recentes do aparelho também impactam, visto que os componentes (hardware) integrados ao dispositivo impactam no sistema operacional (software).