BusinessTimes

iPhone mais parecido com os Androids: aparelhos deverão ter mesma entrada de carregador; entenda

26 out 2022, 15:48 - atualizado em 26 out 2022, 15:48
Com a mudança, iPhone também terá entrada USB-C (Imagem: Pixabay/StockSnap)

A entrada do carregador é um dos principais aspectos diferente entre o iPhone e demais aparelhos, que hoje costumam utilizar a entrada USB-C. Entretanto, isto vai mudar.

Durante o evento Tech Live, do jornal The Washington Post, o vice-presidente de marketing da Apple (AAPL), Greg Joswiak, afirmou que as entradas passarão a ser as mesmas de aparelhos Android.

A afirmação veio em resposta ao questionamento de se a empresa atenderia a determinação do Parlamento Europeu, que padroniza na União Europeia uma única porta de carregamento de bateria de celulares, tablets e câmeras até 2024.

“Obviamente. Temos de segui-las. Não temos escolha”, disse em resposta.

A Apple utiliza hoje a entrada Lightning, contudo, tem até setembro de 2024 para realizar as mudanças. A determinação do carregador padrão defende a redução de produção e descarte de lixo eletrônico na Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E no Brasil?

No Brasil, A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seguiu a discussão europeia e abriu uma consulta pública entre junho e agosto para proposta de padronização de carregadores de celulares com padrão USB-C.

Entretanto, os carregadores da Apple já protagonizaram outras questões no país, por conta da venda dos aparelhos sem o carregador, que deixou de ser incluído em todos os seus celulares em outubro de 2020, devido à preocupação ambiental e estímulo ao consumo sustentável.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) multou a Apple (AAPL) no Brasil em 100 milhões de reais em decisão que também obriga a empresa a vender celulares com carregadores no país.

A ação civil pública foi movida pela Associação Brasileira dos Mutuários, Consumidores e Contribuintes (ABMCC), que argumenta no processo que a retirada do carregador, essencial para o funcionamento do produto, faz com que ocorra uma venda casada às avessas, “o que é prática abusiva a ser reprimida”.

* Com Reuters

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!