iPhone 12 pode ser suspenso no Brasil? Entenda polêmica sobre radiação
O iPhone 12 está na mira de órgãos reguladores de diversos países, dentre eles, o Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse na quinta-feira (14) que vai apurar o nível de radiação emitido pelo aparelho, lançado em 2020 pela Apple.
Tudo começou após a Agence Nationale des Fréquences (ANFR), órgão de vigilância de radiação da França, determinar na terça-feira (12) a suspensão das vendas do iPhone 12 no país, alegando altos níveis de radiação eletromagnética. Além disso, pediram que a Apple intervenha e corrija os aparelhos.
O órgão alega que a Taxa de Absorção Específica (SAR) do telefone era mais alta do que o permitido legalmente. Trata-se de medida de energia de radiofrequência emitida por um aparelho e absorvida pelo corpo.
Nesta sexta-feira (15), a gigante de tecnologia se comprometeu a atualizar o software do aparelho na França para resolver a questão. No entanto, as preocupações se alastraram por outros países europeus, sinalizando que a empresa pode precisar tomar medidas semelhantes em outras localidades.
- B3 (B3SA3) paga mais de meio bilhão de reais em dividendos e JCP; É hora de comprar a dona da bolsa e abocanhar uma parcela? Assista ao Giro do Mercado desta sexta-feira clicando aqui e saiba mais. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
iPhone 12 é radioativo?
Em resposta ao órgão francês, a Apple disse na quarta-feira (13) que o iPhone 12 foi certificado por diversas agências internacionais como compatível com os padrões globais de radiação.
Ainda, a companhia destacou que forneceu ao órgão vários resultados de laboratórios da empresa e de terceiros independentes que demonstram a conformidade com os regulamentos e padrões SAR aplicáveis no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nenhum efeito adverso à saúde foi comprovado.
Outros países da Europa acenderam o alerta para a geração 12 de iPhones. Neste sentido, a Bélgica está disposta a realizar sua própria análise, enquanto a Alemanha afirma estar em contato com as autoridades da França para encontrar uma solução para toda a União Europeia.
A Itália deve buscar a mesma solução que a Apple se comprometeu a dar a França, de atualização do software do iPhone 12.
Já a Autoridade Holandesa para Infraestrutura Digital afirmou que também está conduzindo sua própria análise, enquanto mantém com a Apple e com as autoridades alemãs e francesas.
*Com informações da Reuters