Economia

IPCA de janeiro deve levar Copom a elevar Selic para 15,25% em maio, diz UBS BB

11 fev 2025, 15:35 - atualizado em 11 fev 2025, 15:43
selic IPCA inflação
(Imagem: Gadini/pixabay)

O UBS BB acredita que a inflação de janeiro levará o Comitê de Política Monetária (Copom) a elevar a Selic em 1 ponto percentual (p.p.) também na reunião de maio. Vale destacar que os diretores já indicaram um aumento de 1 p.p. na taxa em março, mas condicionaram as decisões futuras aos dados econômicos.

A instituição projeta que a taxa básica de juros permaneça em 15,25% — patamar a ser atingido em maio — ao longo de 2025. Hoje, a Selic é de 13,25% ao ano.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) veio em linha com as expectativas do mercado. O indicador desacelerou de 0,52% para 0,16% no mês e foi de 4,83% para 4,56% no acumulado de 12 meses.

Alexandre de Azara, Fabio Ramos e Rodrigo Martins, economistas do UBS, destacam que os alimentos apresentaram uma queda mais acentuada do que o esperado.

Nesse grupo, a principal contribuição negativa veio dos produtos frescos e das carnes, que desaceleram após um aumento significativo de preços no quarto trimestre de 2024. Em contrapartida, os preços regulados surpreenderam positivamente, mas não foram suficientes para compensar a queda dos alimentos.

Outro fator relevante foi o desconto único na conta de luz, que reduziu o índice em 0,55 ponto percentual. “Sem esse impacto, o IPCA teria sido mais próxima de 0,7% no mês”.

O UBS BB também aponta que algumas medidas de inflação subjacente estão mostrando sinais de aceleração, possivelmente reflexo da depreciação da moeda.

No entanto, Azara, Ramos e Martins destacam que a média dos cinco núcleos calculados pelo Banco Central atingiu 0,61% em janeiro e 4,5% no acumulado de 12 meses.

A instituição espera que a inflação avance 1,3% em fevereiro, levando o índice anual para 5,1%. O pico do índice deve ocorrer em abril, com 5,5% em 12 meses, antes de desacelerar para 5% ao final do ano.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar