IPCA de janeiro deve levar Copom a elevar Selic para 15,25% em maio, diz UBS BB
O UBS BB acredita que a inflação de janeiro levará o Comitê de Política Monetária (Copom) a elevar a Selic em 1 ponto percentual (p.p.) também na reunião de maio. Vale destacar que os diretores já indicaram um aumento de 1 p.p. na taxa em março, mas condicionaram as decisões futuras aos dados econômicos.
A instituição projeta que a taxa básica de juros permaneça em 15,25% — patamar a ser atingido em maio — ao longo de 2025. Hoje, a Selic é de 13,25% ao ano.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) veio em linha com as expectativas do mercado. O indicador desacelerou de 0,52% para 0,16% no mês e foi de 4,83% para 4,56% no acumulado de 12 meses.
Alexandre de Azara, Fabio Ramos e Rodrigo Martins, economistas do UBS, destacam que os alimentos apresentaram uma queda mais acentuada do que o esperado.
- Inflação de janeiro vem dentro do esperado, mas alívio será suficiente para o mercado? Fique por dentro do que mexe com seus investimentos hoje no Giro do Mercado:
Nesse grupo, a principal contribuição negativa veio dos produtos frescos e das carnes, que desaceleram após um aumento significativo de preços no quarto trimestre de 2024. Em contrapartida, os preços regulados surpreenderam positivamente, mas não foram suficientes para compensar a queda dos alimentos.
Outro fator relevante foi o desconto único na conta de luz, que reduziu o índice em 0,55 ponto percentual. “Sem esse impacto, o IPCA teria sido mais próxima de 0,7% no mês”.
O UBS BB também aponta que algumas medidas de inflação subjacente estão mostrando sinais de aceleração, possivelmente reflexo da depreciação da moeda.
No entanto, Azara, Ramos e Martins destacam que a média dos cinco núcleos calculados pelo Banco Central atingiu 0,61% em janeiro e 4,5% no acumulado de 12 meses.
A instituição espera que a inflação avance 1,3% em fevereiro, levando o índice anual para 5,1%. O pico do índice deve ocorrer em abril, com 5,5% em 12 meses, antes de desacelerar para 5% ao final do ano.