Economia

IPCA: BofA reduz projeção de inflação para abaixo de 5% em 2023

11 out 2022, 14:39 - atualizado em 11 out 2022, 14:39
Fachada do Bank of America
Para o BofA, o IPCA deve fechar 2022 em 5,30% – ante a expectativa anterior de 5,90%. (Imagem: Reuters//Lucas Jackson)

A inflação de setembro caiu 0,29%, marcando a terceira queda seguida no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, o acumulado em 12 meses desacelerou de 8,73% para 7,17%.

Diante desse resultado, o Bank of America (BofA) revisou as suas projeções para a inflação brasileira. Para 2022, o IPCA deve fechar o ano em 5,30% – ante a expectativa anterior de 5,90%.

“Incluindo um impacto maior da redução de impostos sobre os itens de comunicação e a premissa de que a Petrobras não aumentará os preços no curto prazo, agora esperamos que o IPCA 2022 caia para 5,30% no final do ano, de 5,90%”, diz o banco, em relatório.

A projeção do mercado, em geral, está um pouco acima desse patamar. De acordo com o Relatório Focus desta semana, a projeção é de que a inflação termine o ano em 5,71%.

Para 2023, o BofA reduziu as suas projeções de 5,50% para 4,80% – uma visão mais positiva que a do Focus, que aponta para um IPCA em 5%.

“Para 2023, quem vencer as eleições deverá manter a atual isenção de tributos federais, o que eliminaria o efeito ‘payback’ que estávamos considerando em nossa previsão anterior”, afirma.

Vale lembrar que as expectativas continuam acima das metas de inflação para 2022, 2023 e 2024, que estão em 3,50%, 3,25% e 3%, nesta ordem, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.