IPCA-15, Focus e mais: 5 coisas para saber antes de investir no Ibovespa (IBOV) nesta terça (27)
O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta terça-feira (27) em alta, avançando 0,55%, a 130.320 pontos, por volta das 10h04. Na véspera, o índice começou a semana no positivo, apesar do desempenho fraco dos mercados americanos e da queda firme da Vale (VALE3).
- Quer receber insights de investimentos diretamente no seu WhatsApp? Entre na comunidade gratuita, clicando aqui.
O dólar operava em baixa frente ao real, logo após a abertura desta terça, em linha com a fraqueza da divisa norte-americana no exterior, antes de dados de inflação dos Estados Unidos e em meio à alta das commodities.
Day Trade:
- CSN (CSNA3), BB Seguridade (BBSE3) e outras ações para comprar e buscar até 2,50% nesta terça (27)
- Santander (SANB11), 3R Petroleum (RRRP3) e outras ações para vender nesta terça (27) e buscar até 2,20%
5 assuntos que podem mexer com o Ibovespa (IBOV) nesta terça (27)
IPCA-15: Inflação sobe a 0,78% em fevereiro
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial do Brasil, apresentou alta de 0,78% em fevereiro — apontando para uma aceleração em relação ao 0,31% apurado em janeiro.
O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que projetava aceleração de 0,85% no mês.
- Berkshire Hathaway surpreende no resultado e se aproxima de valuation de US$ 1 trilhão: Ainda vale a pena investir nas ‘ações do Warren Buffett’? Assista ao Giro do Mercado e veja qual é a recomendação do analista Enzo Pacheco:
Vale (VALE3) tem licenças de minas reestabelecidas no Pará
A Vale (VALE3) informou na segunda-feira (26) que as licenças de operação de minas no Pará foram reestabelecidas por decisões liminares proferidas pela 1ª Vara Cível de Canaã dos Carajás e Vara Cível de Ourilândia do Norte.
Na última semana, o governo do Pará suspendeu as licenças das minas Sossego, de cobre, e Onça Puma, de níquel. A Secretaria do Meio Ambiente do Pará (Semas) informou que o motivo por trás da suspensão da mina Sossego estava ligado a um descumprimento de condicionantes ambientais, conforme previsto em lei.
Em nota ao mercado, a Vale reforçou o cumprimento de condicionantes e controles socioambientais de suas atividades. A mineradora afirmou que as licenças de operação das minas de Sossego e Onça Puma foram reestabelecidas sem prejuízo no final.
O analista da Guide Investimentos, Fernando Siqueira, avalia o impacto como marginalmente positivo.
“Apesar da relevância destas duas operações, as ações da Vale não reagiram de forma negativa no dia em que as decisões de suspensão foram anunciadas, logo não esperamos uma reação positiva no pregão de hoje”, pondera.
Mercados globais
O analista da Empiricus Research, Matheus Spiess, destaca que na manhã desta terça (27), os mercados globais exibem uma tranquilidade maior após um dia de relativa estabilidade na Ásia.
“Observamos uma tendência positiva nos mercados europeus, e os futuros nos Estados Unidos estão em alta, com os investidores em expectativa pelos importantes dados de inflação que serão divulgados mais adiante na semana”, avalia.
Ele aponta ainda que, no Japão, houve uma desaceleração nos índices de inflação ao consumidor de janeiro, o que levou a um aumento nas máximas locais por mais um dia consecutivo, apesar de essa desaceleração ter sido menos pronunciada no setor de serviços.