Economia

IPCA-15 abaixo do esperado: Como fica a Selic? Veja o que dizem os analistas

26 abr 2024, 15:22 - atualizado em 26 abr 2024, 15:23
IPCA-15, Economia, Brasil, IBGE, Inflação
O IPCA-15, prévia da inflação oficial do Brasil, subiu 0,21% em abril e 1,67% no ano (Imagem: Getty Images/Canva)

A prévia da inflação do quarto mês de 2024 veio 0,15 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de março (0,36%). Ainda assim, ficou acima das expectativas dos analistas.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial do Brasil, variou 0,21% em abril — apontando para uma desaceleração em relação à alta de 0,36% apurada em março.

Dos nove grupos do IPCA-15, oito registraram alta em abril, com destaque para alimentação e bebidas — que registrou a maior variação (0,61%) e o maior impacto (0,13 p.p.).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPCA-15 fica abaixo do esperado pelo mercado e surpreende

Vindo abaixo do esperado e surpreendendo o mercado, as altas ficaram concentradas no setor de alimentação e bebidas.

Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos, ressalta que a surpresa baixista foi concentrada em quatro itens bastante voláteis, sendo elas energia elétrica, gasolina, passagem aérea e combo de telefonia.

Por outro lado, produtos farmacêuticos, higiene pessoal e vestuário vieram mais fortes do que o esperado.

“Já era esperado alta nos medicamentos após a autorização do reajuste de até 4,50% nos preços, a partir de 31 de março, no entanto, vieram mais fortes. Atribuímos uma chance do aumento do ICMS modal de alguns estados terem impactado o aumento do repasse dos custos destes itens”, diz.

“Para frente, por ora, esperamos IPCA de abril em 0,39% e 0,33% em maio”, diz Angelo.

  • Os balanços do 1T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.