BusinessTimes

iOS 16: Atualização do iPhone terá tela de bloqueio personalizável e pagamentos parcelados

06 jun 2022, 16:12 - atualizado em 06 jun 2022, 22:37
WWDC 2022 Apple
Conferência mundial de desenvolvedores da Apple acontece esta segunda-feira, nos EUA (Imagem: Apple)

A WWDC 2022, conferência global de desenvolvedores da Apple (AAPL; AAPL34), começou nesta segunda-feira (6), às 14h (horário de Brasília), no Apple Park, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Até o momento, as novidades do novo sistema operacional do iPhone, o iOS 16, foram os grandes destaques do evento.

O evento conta com a presença de diversas lideranças da companhia revelando as principais novidades sobre os sistemas operacionais da Apple e suas funcionalidades.

Tim Cook, CEO da Apple, abriu o evento comentando sobre os novos recursos disponíveis para os 34 milhões de desenvolvedores da empresa de tecnologia.

Entre eles estão o Tech Talks, nova plataforma de integração para desenvolvedores e engenheiros, e programas de formação técnica para mulheres ao redor do mundo.

Confira as principais novidades anunciadas na WWDC 2022:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tela de bloqueio

A tela de bloqueio do iOS 16 agora contará com uma série de recursos de personalização muito parecidos com os disponíveis em dispositivos Android.

Além de alterar o plano de fundo, outros gadgets, como previsão do tempo, visão da galeria de fotos e até mesmo o formato de exibição da data e hora poderão ser facilmente alterados.

Outra novidade é que, a partir de agora, as notificações exibidas na nova tela de bloqueio surgirão a partir da parte debaixo da tela, evitando que o display fique “poluído” com muitas informações.

Com a função “Live Activity”, inclusive, as notificações serão atualizadas em tempo real.

Mesmo sem desbloquear o dispositivo, será possível conferir a posição de um motorista da Uber a caminho de sua casa ou até mesmo as últimas mensagens enviadas pelo seu chefe.

A nova tela de bloqueio do iPhone ficou entre os destaques das novidades anunciadas (Imagem: Apple)

Foco

Falando em trabalho, a ferramenta “Foco” vai ganhar uma nova funcionalidade: caso você esteja fora do horário de trabalho e não queira mais ver nada sobre a empresa em que trabalha, por exemplo, o assunto será bloqueado até mesmo das abas do Safari.

A função já existia nas atualizações anteriores do iPhone, mas foi aprimorada.

Notificações serão atualizadas em tempo real ainda na tela de bloqueio dos dispositivos Apple (Imagem: Apple)

iMessage

O aplicativo de mensagens da Apple, o iMessage, irá contar com duas novas funções muito queridas pelos usuários: a edição de textos e a opção de apagar mensagens enviadas.

Ambas as ferramentas poderão ser utilizadas a qualquer momento — ao contrário do WhatsApp que possui tempo limite para exclusão de mensagens, por exemplo.

Usuários do iPhone poderão editar e apagar mensagens de texto enviadas pelo Messages da Apple (Imagem: Apple)

Além disso, os usuários da Apple também poderão adicionar lembretes para responder posteriormente mensagens enviadas e compartilhar arquivos de foto, vídeo, músicas e documentos com seus contatos através da função “Share With You”.

SharePlay

Indisponível na maior parte dos serviços de streaming, agora a Apple permitirá que seus usuários assistam filmes e séries, ou ouçam músicas junto com seus amigos e família através de uma chamada única pelo FaceTime.

O recurso chamado “SharePlay” já possui integração com a maior parte dos aplicativos de entretenimento disponíveis na App Store, de acordo com a empresa.

Dictation e Live Text

Com a nova função “Dictation” agora será possível utilizar o recurso de voz e teclado ao mesmo tempo para escrever um texto nos aparelhos da Apple.

Além de identificar pontuações, a ferramenta também permite a correção de palavras ou frases selecionadas apenas com o uso dos comandos de voz.

Já o “Live Text” apresenta um mecanismo de ação bem parecido com os disponíveis anteriormente pelo Google Translate. Nesse caso, será possível realizar a cópia e identificação de textos a partir de fotos e vídeos exibidos em plataformas de vídeo e entretenimento.

Durante a conferência, apenas o Vimeo foi citado como exemplo. Ainda não se sabe se o serviço estará disponível em plataformas do Google, como o YouTube.

My Wallet e Apple Pay

O “My Wallet” é a carteira digital da Apple.

Utilizada, principalmente, para o registro de cartões de crédito e débito, e a realização de transações digitais, agora o aplicativo do iPhone também poderá ser utilizada para guardar documentos de identidade (disponível apenas no Arizona, nos EUA) e chaves digitais (de casa ou de hotéis).

Segundo a Apple, as principais redes hoteleiras dos EUA já apresentam os recursos necessários para integração com sua ferramenta, assim como a maior parte dos sistemas de automatização doméstica.

O “Apple Pay”, por sua vez, já é um dos maiores sistemas de pagamento digital do mundo e tem progredido para se tornar cada vez maior.

Com isso, a companhia anunciou um novo recurso chamado “Apple Pay Later” que permitirá o parcelamento de pagamentos digitais em até 4x para serem quitados em um período de seis semanas.

Tudo isso sem a adesão a cartão de créditos, juros ou taxas extras.

Com Apple Pay Later, usuários poderão parcelar pagamentos em até quatro vezes (Imagem: Apple)

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!