Comprar ou vender?

Investir no Brasil é mais seguro do que nos EUA agora, provoca analista; entenda

16 abr 2021, 14:53 - atualizado em 16 abr 2021, 14:53
Mercados Ações
“Os mercados parecem um tanto quanto “encantados” pelas taxas de crescimento dos PIBs de Estados Unidos e China”, aponta o analista do Banrisul (Imagem: Reuters/Regis Duvignau)

Pode parecer contraintuitivo, e de fato é. Mas um analista do mercado financeiro brasileiro defende que as variáveis econômicas estão confusas o suficiente para afirmar que, no momento, investir no Brasil pode ser mais “seguro” do que nos EUA.

O analista Guilherme Volcato, que todos os meses publica uma carteira recomendada de ações pelo Banrisul, avalia que a euforia dos investidores internacionais acontece motivada por fatores exógenos, como a vacinação em grande escala e a consequente reabertura das economias.

Isso, contudo, deveria trazer os preços para os níveis anteriores aos da pandemia do coronavírus.

“No entanto, os mercados parecem um tanto quanto “encantados” pelas taxas de crescimento dos PIBs de Estados Unidos e China. Só que isto só irá acontecer porque a base de comparação (2020) é fraca”, escreve Volpato.

O S&P 500 (SPX) já está a um nível 20% superior ao encontrado antes da recessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado financeiro americano está inflado por massivas injeções de dinheiro estatal na economia, aponta o analista (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Aqui e lá fora

Volpato destaca que muitos investidores creem que aplicar nos EUA pode parecer mais sólido e confiável, porém se esquecem que o mercado financeiro está inflado por massivas injeções de dinheiro estatal na economia.

“A chance de ocorrer uma bolha por lá é real e o seu estouro será tão mais provável quanto maiores forem os “juros-futuros” deles, que estão (assim como os nossos) em elevação”, opina.

Ele dá um exemplo: o investidor que compra uma ação da Apple (APPL), por exemplo, também fica exposta à variação cambial. E como é improvável, segundo ele, que o dólar passe a ser cotado acima dos R$ 6, a combinação de preços das ações e do câmbio revela um momento ruim para enviar recursos para o exterior.

Volpato vê oportunidades no mercado de renda fixa no Brasil que batem a inflação (Imagem: REUTERS/ Paulo Whitaker)

Oportunidades no Brasil

“Mesmo que a Bolsa brasileira não esteja uma barganha, ainda há setores e empresas bastante descontados. As perspectivas bem menos otimistas para a nossa atividade econômica são uma fonte adicional de incerteza, mas fazendo um balanço de riscos, manter o capital aplicado no Brasil parece (por incrível que pareça) ser menos arriscado”, diz.

Ele conclui observando que mesmo os investidores mais conservadores podem se dar bem, visto qu enquanto “lá fora” as taxas de juros perdem para a inflação, aqui os investidores podem auferir retornos reais positivos com tranquilidade comprando títulos públicos ou ETFs de renda-fixa.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.