Investigações podem dificultar estratégia do Banco Original, avalia Fitch
As operações e estratégia do banco Original, do grupo J&F, poderão ser pressionadas pelo impacto da delação dos executivos da JBS e do acordo com o Ministério Público, avalia a Fitch em uma análise enviado ao mercado nesta quarta-feira (28). O rating da instituição financeira (B+) foi colocada em observação negativa.
“Embora o Original não tenha sido imediatamente impactado, a continuidade das investigações sobre o grupo pode gradualmente elevar as pressões sobre o perfil corporativo e o modelo de negócios do banco. A Observação Negativa também reflete os riscos de o Original ser envolvido nas investigações”, ressalta o analista Raphael Nascimento.
A agência entende que a capacidade de execução de estratégias e de cumprimento de metas de negócios, fundamentadas em ampliar a franquia de varejo digital do banco, pode ficar comprometida e frustrar a obtenção do ponto de equilíbrio projetada para 2019.
“A Fitch acredita que a execução da estratégia continuará sendo testada no futuro. É provável que os custos de captação aumentem gradualmente, e a geração de receitas seja prejudicada, uma vez que a atividade de concessão de créditos também deverá ser administrada com cautela até que haja uma visão mais clara da estabilidade da captação”, aponta Nascimento.