Investidores nos tokens da futura plataforma Filecoin se revoltam contra a Protocol Labs
Uma disputa entre a Protocol Labs, desenvolvedora do projeto Filecoin, e seus investidores resultou em um processo contínuo de mediação.
Segundo uma publicação da Axios dessa terça-feira (18), a disputa é em relação à distribuição de tokens Filecoin (FIL) entre um grupo de investidores.
Protocol Labs realizou uma série de rodadas de financiamento “seed” (para ajudar no crescimento da empresa) e, em 2017, uma venda de tokens de quase US$ 205 milhões foi realizada para a Filecoin. De acordo com a Axios, alguns, mas não todos os investidores, participaram da venda de tokens.
A publicação explicou que a Protocol Labs “reteve uma porcentagem dos tokens que, em teoria, acrescentariam valor aos investidores… Mas múltiplas fontes dizem que uma grande porcentagem desses tokens foi distribuída unilateralmente pelo CEO Juan Batiz-Benet para si mesmo e antigos funcionários por questão de centavos e que ele continuou a realizar essas distribuições desde então”.
“Fontes dizem que nenhum token foi distribuído para acionistas e que geralmente era difícil ter as dúvidas respondidas”, continuou a Axios.
A publicação destacou que a briga de investidores “ajudou a atrasar o grande lançamento”. Um roteiro de desenvolvimento (ou “roadmap”) disponível, publicado no fim de julho, mostra uma janela de lançamento entre os dias 7 e 21 de setembro.
Investidores falaram com a Axios de forma anônima por conta do processo jurídico que está em andamento.
“Eu não acredito que Juan agiu de má fé e que ele genuinamente quer que isso seja um sucesso, mas ele era jovem e ingênuo”, disse um dos investidores à Axios.
Segundo a publicação, “a mediação começou na semana passada e parece estar quase resolvida com os investidores para que estes recebam os tokens Filecoin (apesar de não tantos quanto gostariam). Ainda não se sabe se todos os investidores já concordaram com a resolução proposta”.
“Eu vejo a Filecoin e a IPFS como a camada de armazenamento para a Web 3. Assim como a Ethereum 2.0, esse é um projeto extremamente ambicioso com muitas complexidades que requer tempo para ser desenvolvido. Protocol Labs é uma equipe surpreendente de pesquisadores e desenvolvedores. Quaisquer atrasos provavelmente refletem as soluções técnicas e inovadoras que estão trazendo para o benefício do produto final. Em relação à disputa, sem opinar sobre os méritos de ninguém, eu diria que isso é apenas um ruído”, disse Brian Mosoff, CEO da Ether Capital e investidor na Filecoin.