Commodities

Investidores chineses encontram novo refúgio com queda do ouro

17 mar 2020, 15:11 - atualizado em 17 mar 2020, 15:11
Ouro
Investidores chineses também podem ser atraídos para o mercado de futuros do aço, porque esses contratos só podem ser negociados na China (Imagem: Michaela Handrek-Rehle/Bloomberg)

Investidores na China encontraram um refúgio inesperado em meio ao caos nos mercados financeiros.

O preço do vergalhão de aço – uma commodity um tanto sem glamour, mas muito usada no setor de construção – aumentou quase 5% no mês passado em Xangai. No mesmo período, o ouro – o tradicional refúgio durante períodos turbulentos – caiu mais de 5% com as vendas de investidores para cobrir perdas em outros mercados.

A ascensão inesperada do vergalhão como refúgio financeiro surge em meio à aposta de investidores chineses de que o governo de Pequim lançará uma série de estímulos para ajudar a sustentar a economia após o surto de coronavírus, o que deve aumentar a demanda por matérias-primas utilizadas no setor de construção.

“Estamos chamando o vergalhão de ‘vergalhão de ouro’ hoje em dia, pois o ativo se tornou um refúgio durante esta crise global”, disse Wu Yijie, analista da Shanghai Dalu Futures. “Acreditamos que o governo chinês aumentará muito os gastos em infraestrutura, como fizeram após a SARS, para estimular o consumo doméstico.”

Investidores chineses também podem ser atraídos para o mercado de futuros do aço, porque esses contratos só podem ser negociados na China, permitindo que esses ativos reflitam com mais precisão o que acontece localmente e sejam menos expostos às mesmas forças que derrubam mercados globais como o cobre.

A China também tem maior influência sobre os preços, disse Wu. O país produz e consome cerca de metade do aço do mundo.

Enquanto as perspectivas econômicas para Estados Unidos e Europa pioram a cada dia, há um crescente otimismo devido ao menor número de novas infecções na China, o que indicaria algum nível de contenção e alimenta expectativas de que o governo anunciará uma série de medidas para impulsionar o crescimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar