O Melhor do Seu Dinheiro

Investidores aguardam PCE dos EUA, RTI e taxa de desemprego do Brasil na véspera da Páscoa; confira esse e outros destaques do dia

28 mar 2024, 8:30 - atualizado em 28 mar 2024, 8:30
ibovespa-ações -bolsa-b3
(Imagem: Diana Cheng/ Money Times)

Chegamos na véspera da Páscoa e sem grandes surpresas nos mercados financeiros pelo mundo. O feriado de Sexta-Feira Santa mantém boa parte das bolsas fechadas pelo mundo amanhã, o que pode aumentar a volatilidade dos índices no último pregão de março. 

E antes de nos debruçarmos sobre os papéis coloridos e deliciosos chocolates da época, vamos ao que movimenta o seus investimentos no dia de hoje.

Começando pelo cenário internacional, a economia do Reino Unido entrou em recessão após cair pelo segundo trimestre seguido. Além disso, as vendas do varejo da Alemanha também surpreenderam e recuaram entre janeiro e fevereiro.

Mas isso não foi suficiente para tirar o apetite dos investidores, que dão um tom majoritariamente positivo às bolsas europeias.

Nos Estados Unidos, o dia é de ajuste, após o S&P 500 registrar um novo recorde de fechamento, à medida que os índices se recuperam das perdas da semana.

Vale lembrar que os investidores também operam na defensiva antes do PCE, o dado de inflação preferido do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) para balizar a decisão sobre juros. 

Já em terras brasileiras, a agenda é cheia, com a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e a tradicional coletiva de imprensa na sequência. Falam o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen. 

A taxa de desemprego do trimestre até fevereiro da Pnad Contínua também será divulgada hoje. Durante todo o dia, acontece a reunião do Conselho Monetário Nacional. 

Para você não se perder neste dia de véspera de feriado, acompanhe o ao vivo do Seu Dinheiro com as principais notícias do dia que mexem com seus investimentos.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL
O carro elétrico não é essa coisa toda — e os investidores já começam a desconfiar de uma bolha financeira e ambiental.
 Dúvidas sobre eficiência desses modelos na transição energética e concorrência chinesa se refletem nas ações da Tesla, que perderam 30% do valor em 2024.

ENTREVISTA COM O GESTOR
Fundo imobiliário GARE11 anuncia novo aumento de dividendos; confira os planos do gestor para manter os proventos em alta.
 De acordo com Gustavo Asdourian, o plano é buscar novas oportunidades para vender ativos da carteira do FII comprados a preços mais baixos com lucro.

CALENDÁRIO DO FERIADO
A B3 vai abrir na Semana Santa? Confira o funcionamento da bolsa brasileira, dos bancos, Correios e transporte público no feriado.
 O Seu Dinheiro foi atrás do que abre e fecha durante a pausa da Páscoa.

AVÔ DA TEORIA
Como Daniel Kahneman revolucionou os estudos econômicos, mostrou que economia não é só pragmática — e que seu comportamento mexe com ela.
 O “não-economista” vencedor do Nobel de ciência econômica em 2002 morreu nesta quarta-feira (27), aos 90 anos.

UM PAPEL PARA GUARDAR NA CARTEIRA
Klabin (KLBN11) ou Suzano (SUZB3)? Uma delas está barata.
 Itaú BBA eleva o preço-alvo das duas ações, mas só uma delas é a preferida do banco de investimentos.

Um forte abraço e bons negócios!

seudinheiro@moneytimes.com.br