O Melhor do Seu Dinheiro

Investidores à espera de um gol no último minuto nos EUA, recuperação judicial da Gol, reparação bilionária da Vale e outras notícias que mexem com o seu bolso hoje

26 jan 2024, 8:39 - atualizado em 26 jan 2024, 8:39
estados unidos inflação cpi
Será necessária uma surpresa daquelas no PCE para que os dirigentes do Fed considerem necessário antecipar o início de um ciclo de corte de juros nos EUA. (Imagem: Unsplash/Robert Linder)

Os investidores amanhecem nesta sexta-feira como os torcedores do Corinthians à espera do chute de Kayke nos minutos finais da decisão do título da Copinha contra o Cruzeiro.

O adversário fazia jogo duro, o Timãozinho não jogava tão bem quanto se esperava, mas os mais de 43 mil presentes acreditavam que alguém tiraria um coelho da cartola em algum momento.

Isso porque será necessária uma surpresa daquelas no PCE de dezembro para que os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) considerem necessário antecipar o início de um ciclo de corte de juros nos Estados Unidos.

O PCE é o índice que mede a inflação dos gastos com consumo pessoal nos Estados Unidos. Trata-se do indicador preferido dos dirigentes do Fed para pautar suas decisões de política monetária no que se refere à inflação.

Ontem, os dados trimestrais do PCE indicaram uma desaceleração na passagem do terceiro para o quarto trimestre, mas ainda muito perto da meta de inflação anual do Fed, de 2%. Para hoje, a expectativa é de que os gastos com consumo pessoal mostrem uma aceleração tanto do índice cheio quanto dos núcleos em dezembro.

Some-se ao PCE o fato de o PIB norte-americano ter desacelerado de +4,9% para +3,3% na passagem do terceiro para o quarto trimestre. O indicador aponta para um pouso mais suave do que se esperava para a economia dos EUA.

A questão então passa a ser: com o PCE em aceleração e a economia desaquecendo num ritmo mais tranquilo do que o previsto mesmo sob condições tão restritivas, por que os dirigentes do Fed queimariam a largada para antecipar o corte dos juros?

Portanto, apenas uma surpresa daquelas, aquele golaço no último minuto, será capaz de mudar a cabeça dos dirigentes do Fed a esta altura do campeonato.

Por aqui, os investidores monitoram os desdobramentos do pedido de recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos e da condenação bilionária imposta à Vale pelo desastre de Mariana.

Em relação ao IPCA-15, as projeções não indicam nada que possa sugerir uma mudança na percepção de que o Copom fará cortes de meio ponto porcentual em cada uma de suas próximas três reuniões (na semana que vem, em março e em maio).

Para saber se alguém vai tirar um coelho da cartola hoje, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

SEM CÉU DE BRIGADEIRO
Gol (GOLL4) entra com pedido de recuperação judicial nos EUA e pode fazer o mesmo no Brasil; como fica quem já comprou passagem com a aérea?
 O pedido de ajuda judicial lá fora já era especulado pelo mercado e foi confirmado no mesmo dia em que o governo anunciou a criação de um fundo bilionário para financiar a aviação civil.

REPARAÇÃO BILIONÁRIA
Vale (VALE3), Samarco e BHP são condenadas a pagar R$ 47,6 bilhões em indenização por tragédia de Mariana.
 As ações da mineradora fecharam em queda após a notícia da decisão da Justiça Federal de Minas Gerais.

MÁQUINA DE DIVIDENDOS
Quanto a Petrobras (PETR4) pode pagar em dividendos até o fim deste ano — se Lula deixar.
 Os analistas do BTG Pactual atualizaram as projeções para as ações da petroleira, além dos proventos que a estatal pode distribuir aos acionistas. E os números impressionam.

PLANTAR OU COLHER
A temperatura subiu para a SLC Agrícola — vale a pena colher os frutos das ações SLCE3 agora?
 O Bank of America e o Santander elevaram o preço-alvo dos papéis da principal produtora agrícola com ações na B3 e revelam se compensa tê-las na carteira.

SEXTOU COM O RUY
Os preços de energia estão subindo — e essas duas ações podem ajudar você a lucrar com isso.
 Na visão do colunista Ruy Hungria, os preços de energia de longo prazo podem recuperar médias históricas nos próximos meses e beneficiar algumas empresas listadas na bolsa. 

Uma boa sexta-feira e um excelente fim de semana para você!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar