Investidor de varejo nos EUA era foco da FTX antes de implosão
No início do ano passado, a bolsa de criptomoedas FTX US estava de olho em uma grande fonte de dinheiro: contas individuais de aposentadoria, conhecidas pela sigla IRAs nos EUA.
“Negociamos IRAs na FTX atualmente e temos feito um esforço para atender a esse segmento”, escreveu Nate Clancy, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da FTX US, em e-mail enviado em março a um consultor de investimentos de Nova Jersey, cuja cópia foi vista pela Bloomberg News. Americanos tinham mais de US$ 11 trilhões aplicados em IRAs em 2022.
O marketing, parte de um esforço multifacetado do grupo FTX para expandir sua base de clientes de varejo, lança luz sobre as ambições crescentes da bolsa cripto nos meses que antecederam sua implosão – e dá uma ideia de como o dano poderia ter sido ainda maior caso os planos tivessem seguido em frente.
A FTX e o império cripto do ex-CEO Sam Bankman-Fried desmoronaram em novembro. Autoridades americanas alegam que o empresário usou dinheiro de clientes de forma fraudulenta para dar gás à sua empresa de trading, a Alameda Research, deixando legiões de clientes desamparados quando a FTX quebrou.
As acusações se concentram na plataforma de negociação global do grupo FTX.com, mas a FTX US, sua unidade de menor porte para investidores americanos, foi incluída no processo de recuperação judicial.
Toda nova empresa prioriza o crescimento, e promotores não atribuíram publicamente nenhum motivo sinistro para a investida no varejo do grupo, o que parecia uma maneira lógica o suficiente para a FTX conquistar participação de mercado.
Mas as alegações contra Bankman-Fried destacam os perigos de atrair poupadores não sofisticados para um setor pouco regulamentado que oferece instrumentos altamente voláteis e opacos, muitas vezes com escassas proteções aos clientes quando as coisas dão errado.
“Está bastante claro que a FTX dependia de fluxos contínuos de novos capitais entrando na plataforma, assim como muitos outros esquemas financeiros, e o marketing para o varejo era a maneira mais conveniente de atrair esses fluxos”, disse Cory Klippsten, diretor-presidente da startup cripto Swan Bitcoin. “Foi melhor que tenha explodido antes de ficar maior.”
Representantes da FTX não responderam a pedidos de comentário. Mark Botnick, representante de Bankman-Fried, não quis comentar.
O fundador da FTX, que foi libertado sob fiança de US$ 250 milhões em dezembro, se declarou inocente na terça-feira das acusações contra ele. Clancy, que não foi acusado de nenhum delito, não comentou.
A FTX, que acumulou uma base fiel de investidores cripto mais experientes, não escondeu seu desejo de competir com a Binance e a Coinbase Global por clientes de varejo – tendo gastado milhões de dólares em anúncios do Super Bowl, patrocínios e parcerias com celebridades como Gisele Bündchen.
A empresa não divulgou quantos clientes de varejo tinha ou metas de crescimento para o segmento.
Em março, a empresa disse que investidores institucionais, como hedge funds, representavam cerca de dois terços das negociações nas plataformas global e nos EUA. Os pedidos de recuperação judicial para mais de 130 entidades do grupo FTX listavam mais de um milhão de credores.
Em um relatório anual referente a 2021 divulgado por Bankman-Fried em tuíte em janeiro do ano passado, a empresa informou que atrair investidores de varejo era parte fundamental de sua estratégia de crescimento. O esforço dependia de oferecer um aplicativo fácil de usar, adaptado para traders inexperientes.