Invasão da Ucrânia

Invasão russa: Embaixada do Brasil em Kiev pede que brasileiros fujam da Ucrânia se puderem

24 fev 2022, 11:42 - atualizado em 24 fev 2022, 11:43
Vista de local do Serviço de Guarda de Fronteira do Estado ucraniano danificado por bombardeios na região de Kiev, capital da Ucrânia
Embaixada do Brasil pede que brasileiros fujam da Ucrânia (Imagem: Serviço de Fronteira da Ucrânia/Divulgação via REUTERS)

A Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, pediu, em nota divulgada na manhã de quinta-feira (24), que os brasileiros que puderem se desloquem o mais rápido possível para outros países ao oeste da Ucrânia por meios próprios.

Anota veio após a invasão da Rússia e o registro de ataques militares em diferentes lugares do país.

Aos brasileiros que habitam na região leste do país, próximo à Rússia, e que não conseguem viajar por meios próprios, a orientação é se deslocar para Kiev e contatar a embaixada em caso de necessidade extrema.

Já para quem mora em Kiev, a embaixada pede para seguir as diretrizes das autoridades ucranianas e não sair de casa, devido aos grandes engarrafamentos nas saídas da cidade.

“Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, reiterou a embaixada em seu site oficial.

Veja com comunicado completo:

(Imagem: Reprodução Embaixada do Brasil em Kiev)